Segundo Philippi (2008), o cálculo do indicador de parte comestível (IPC) é uma constante obtida pela relação do peso bruto (gramas) e do peso líquido (gramas) do alimento, obtendo-se sempre valores maiores que 1, já que se refere a perda dos alimentos durante o pré-preparo. PHILIPPI, S. T. Nutrição e técnica dietética. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Manole, 2008. Baseando-se nos conhecimentos proporcionados pela disciplina, quando dizemos que o IPC de um determinado alimento é igual a 2 (dois) e que são necessários 250g desse alimento já limpo para uma determinada receita, isso significa que: Alternativas Alternativa 1: Comprar esse alimento é vantajoso quando comparado a um alimento que possui IPC = 1,5, pois seu preço será diminuído devido ao alto rendimento. Alternativa 2: Para obter a quantidade exata a ser utilizada, é necessário comprar o dobro da quantidade desse alimento. Alternativa 3: Para obter a quantidade exata a ser utilizada, é necessário comprar a metade da quantidade desse alimento. Alternativa 4: Após o preparo, seu rendimento será igual ao peso que for adquirido. Alternativa 5: Ao adquirir este alimento, não teremos perda significativa com a retirada das aparas, cascas e talos.
Respostas
Olá, tudo bem?
Para determinar as quantidades corretas, tanto para comprar, quanto para avaliar o custo e também o espaço necessário no estoque, estabeleceu-se um índice chamado Índice de Parte Comestível (IPC).
Esse fator é uma constante e decorre da relação entre peso bruto (PB) e peso líquido (PL):
IPC = PB/PL
Peso Bruto é o peso do alimento tal como se compra, antes deste ser submetido às operações preliminares para sua preparação;
Peso Líquido é o peso do alimento que efetivamente será ingerido, para ser utilizado pelo organismo.
Assim, com um IPC igual a 2 e que são necessários 250g do alimento já limpo para uma determinada receita, temos:
IPC = 2
PL = 250g
IPC = PB/PL
PB = IPC . PL
PB = 2 . 250
PB = 500g
Assim, podemos concluir que:
Alternativa 2: Para obter a quantidade exata a ser utilizada, é necessário comprar o dobro da quantidade desse alimento.
Alternativa 2.
Como a perda é de 50% e vc precisa dividir o peso bruto pelo peso liquido, então vc precisa comprar o dobro.