• Matéria: Administração
  • Autor: solangemaztalep6az9e
  • Perguntado 7 anos atrás

Na sociedade em que vivemos sabemos a importância da cidadania. A cidadania consiste em um conjunto de direitos e deveres de um indivíduo na sociedade. São esses direitos advindos da cidadania que permitem que os cidadãos consigam intervir nas ações do Estado e fazer uso dos serviços ofertados pelos órgãos estatais. Para os indivíduos exercerem plenamente sua cidadania é necessário que o Estado assegure a liberdade e o acesso aos direitos individuais. É possível perceber que a cidadania em muitos países é comprometida devido às questões econômicas e políticas. A cidadania não é algo que começou na sociedade contemporânea, pois desde os tempos dos gregos antigos notamos o seu exercício, porém com aspectos diferentes do que encontramos na sociedade atual.

RIBEIRO, A. Cidadania. Mundo Educação, 2018. (adaptado).
Disponível em: <​https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/cidadania.htm>. Acesso: 25 out. 2018.


A partir do fragmento acima temos uma base na cidadania na sociedade contemporânea, no entanto, essa cidadania já teve outras características. Em relação às dimensões da cidadania nos tempos dos gregos podemos afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1:
A cidadania no tempo dos gregos é algo semelhante ao que vivemos na sociedade atual. Ela envolvia a participação e o acesso aos direitos da população ateniense. Foi possível por meio dela maior liberdade de atuação dos escravos, estrangeiros e mulheres.

Alternativa 2:
A cidadania no tempo dos gregos nasceu a partir da construção com os diferentes. Foi a multiplicidade de indivíduos com questões sociais, culturais e econômicas distintos que permitiu que a exclusão não ocorresse. Todos eles, indiferente da filiação familiar, eram considerandos cidadãos atenienses.

Alternativa 3:
Os gregos são responsáveis pelo modelo de cidadania estabelecido na sociedade atual. Os ensinamentos deles mostraram as diferenças e permitiram a criação de leis de cidadania. O exemplo de incluir escravos, mulheres e estrangeiros como cidadãos colaborou com a cidadania conhecida na sociedade.

Alternativa 4:
A cidadania nos tempos dos gregos foi uma revolução. Por meio dela foram criadas leis que incentivavam à participação da população nos diversos setores da vida pública. Desde o seu surgimento, a cidadania é sinônimo de direitos de todos os indivíduos, incluindo mulheres, escravos e estrangeiros. Algo muito similar ao que temos hoje.

Alternativa 5:
Para os gregos antigos, perder os direitos estabelecidos nas leis de cidadania seria algo terrível. Essas leis eram diferentes das atuais, pois não eram todos os indivíduos que poderiam usufruir da vida pública como cidadãos, eram eles: estrangeiros, mulheres e escravos.

Respostas

respondido por: abcleh
7

Alternativa 5  conforme pag 20


respondido por: ewerton236
2

Alternativa 5:

Para os gregos antigos, perder os direitos estabelecidos nas leis de cidadania seria algo terrível. Essas leis eram diferentes das atuais, pois não eram todos os indivíduos que poderiam usufruir da vida pública como cidadãos, eram eles: estrangeiros, mulheres e escravos.

Perguntas similares