Estudar e compreender as teorias das ciências políticas envolve, necessariamente, compreender o Estado. As teorias sobre o Estado são diversas, entre elas temos os contratualistas. Durante os séculos XV e XVI, no período do Renascimento, os intelectuais colocaram o humano no centro das suas preocupações. Isso envolveu no século XVII, amplos movimentos que repensaram as questões políticas. Nesse processo, houve uma grande preocupação para se compreender a origem do Estado. Essa compreensão nesse período envolveu teóricos conhecidos como contratualistas, entre eles Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau. Eles analisaram o percurso que parte dos humanos no estado de natureza, antes da sociabilidade, até chegar a sociedade civil, por meio do contrato social.
LOPES, M. H.; RODRIGUES; A. C. Ciências Políticas. Maringá: UniCesumar, 2018. (adaptado).
Considerando o exposto acima e o conceito de contrato social para Thomas Hobbes, analise as afirmações a seguir.
I. No estado de natureza, o humano é um perigo para ele mesmo. Nesse estado, os humanos vivem em um ambiente de segurança, pois quando todos são um perigo e violentos, cada indivíduo permanece em seu lugar, respeitando o espaço do outro com medo das possíveis consequências.
II. Para esse teórico, a alternativa para solucionar o estado de medo e insegurança dos humanos seria o contrato, pois ele estabeleceria a ordem.
III. A sociabilidade teria uma condição pós-natureza, pois ela é necessária para a manutenção da vida.
IV. No contrato, os humanos abririam mão da liberdade e iriam transferir o poder a um soberano, por meio do pacto social, realizado por todos. Isso evitaria a guerra de uns contra os outros, mesmo que fosse necessário o uso da força.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
0
resposta correta, II III e IV conforme pag 31
respondido por:
0
II, III e IV, apenas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás