Para que haja um gerenciamento sobre o futuro de uma empresa, seja ele de curto ou de longo prazo, se faz necessário antes de tudo uma “Análise da Viabilidade” sobre as decisões tomadas. Isto significa dizer que será necessário verifica se a empresa terá, por meio das decisões gerenciais, atributos operacionais, econômicos e financeiros para sobreviver aos possíveis cenários que são projetados para seu futuro. É nesse ponto que entra na história um poderoso artefato preditivo: O ORÇAMENTO!
As finalidades básicas de um orçamento são basicamente quatro, as quais precisam seguir um encadeamento lógico de sustentação operacional. Seguindo este contexto, tendo como base o conteúdo do texto da disciplina, análise as afirmativas que seguem:
Direcionar as atividades de uma organização
Definir responsabilidades (deveres/limites)
Servir de instrumento para avaliação
Sumarizar o planejamento estratégico
Diante dessas afirmativas, a sequência adequada de verificação, segundo a teoria vista no texto da disciplina é:
A 1 – 2 – 3 – 4
B 4 – 2 – 3 – 1
C 2 – 1 – 4 – 3
D 4 – 1 – 2 – 3
E 3 – 1 – 2 – 4
Respostas
Olá,
Podemos discorrer sobre as quatro finalidades básicas de um orçamento na seguinte ordem: primeiramente é preciso 1 direcionar as atividades da organização. Em segundo lugar, 2, é preciso definir as responsabilidades.
Como terceira das quatro finalidades básicas de um orçamento tem-se que servir de instrumento para avaliação e, por último, é necessário sumarizar o planejamento estratégico,
Letra A.
Abraços!
Terminei a APOL - Letra D 4 – 1 – 2 – 3.
Resposta correta:
Letra “d”
Justificativa:
Primeiro, precisamos sumarizar o planejamento estratégico, pois ele é uma documentação muito extensa. Segundo, por meio das diretrizes estratégicas é que definimos as atividades que serão necessárias na organização. Terceiro, somente quando temos ciência das atividades que serão realizadas é quais serão os deveres e limites de cada colaborador, isto é, poderemos definir suas responsabilidades. Por fim, apenas após todas essas etapas concluídas é que temos o orçamento como um instrumento apto para verificar/avaliar se as atividades estão sendo executadas e as responsabilidades atribuídas estão sendo exercidas de forma aderente ao plano estratégico.
FONTE: AULA 02 - TEMA 1, p.4