Para compreender a metodologia do Serviço Social não se deve percebê-la de modo separado da sociedade, pois ela diz respeito ao modo de ler, de interpretar, de se relacionar com a realidade Social. Isso explica a atenção que o Serviço Social deu em relação à formação profissional para atuar nas instituições remodeladas do regime militar.
BERTTI, A. C. M. F.; CUNHA, M. C. A. B. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social. Maringá: UniCesumar, 2016.
Sobre a apropriação de novos métodos de trabalho no período militar, assinale a alternativa que apresente a função principal do Serviço Social de Caso, Grupo e Comunidade.
Respostas
Olá!
Parece que você esqueceu as alternativas e infelizmente eu não as achei, mas dentro do contexto apresentado, posso te apresentar algumas considerações.
Bem, a construção do serviço social nesse quesito busca exemplificar como o assistente social irá atuar na sociedade.
Por existir uma forte veia conservadora nesse conceito, as pesquisas acabam se limitando aos embasamentos teóricos passados para a atuação em sociedade.
Além disso, a retórica humanizadora também segue os padrões conservadores, onde o rompimento dessa observação se deu apenas no final do século XX no Brasil, onde o foco da assistência social se expandiu.
Até mais!
O Serviço Social de Caso, Grupo e Comunidade foi lançado como estratégia para conscientizar indivíduos, grupos e comunidades a ajudarem a si mesmos e assim contribuindo para a expansão do modo de produção capitalista.