Respostas
Em muitos países Asiáticos, o problema da superpopulação está sendo atacado através do planejamento familiar e do controle da natalidade. Entretanto, os governos de alguns países com grandes círculos eleitorais Católicos, como as Filipinas, enfrentam as objeções dos líderes da igreja à recomendação dos contraceptivos para o planejamento familiar.
A classe média da India - cêrca de 1/8 da sua população - tem sido capaz de reduzir sua taxa de natalidade, mas as populações rurais tradicionais continuam a resistir às medidas de controle do nascimento. A população total da India, aumentando por 2% ao ano, deverá ultrapassar a da China durante as primeiras décadas do século seguinte.
O Japão foi um dos primeiros países à estabelecer objetivos para o crescimento populacional, e, em conseqüência, sua população está aumentando em menos de 1% ao ano. O governo da China adotou uma forte política de controle da natalidade durante os 1970s, exigindo que os casais limitassem suas famílias à uma criança. A campanha ofereceu recompensas econômicas às famílias de uma criança, mas ficou sob consideráveis críticas por ser demasiado extremada.