Pense na experiência de soprar uma bexiga de forma que sua superfície cresça continuamente. O raio da bexiga será proporcional ao tempo e cada ponto da superfície poderá ser considerado o centro, pois todos os outros pontos se afastam dele. Tente representar essas observações em um desenho. Reflita sobre elas e, a partir disso, compare a "Planolândia esférica" com o espaço -tempo da relatividade, que está em expansão desde o Big Bang.
Respostas
Olá,
Ao imaginarmos a experiência de soprar uma bexiga de forma que sua superfície cresça continuamente nos deparamos com um exemplo simplório de como o universo tem se expandido.
Desse modo, constatamos que o que existe é o espaço-tempo na Teoria da Relatividade, sendo que nosso universo está em expansão desde o Big Bang, como se fosse um bolo em crescimento, tal como a imagem em anexo. À medida que o universo se expande, as galáxias, que são as passas no bolo, vão se distanciando umas das outras.
Na verdade, para a Teoria da Relatividade não existe o tempo, e sim o espaço-tempo, ambos são inseparáveis. Sendo assim, não existe consenso ou prova cabal de que o universo seja infinito, mas como não há como medir o universo, devido há muitos indícios, acredita-se que ele o seja.
Abraços!