O modelo das Cinco Forças de Porter foi criado por Michael Porter em 1979 e tem por objetivo a análise da competição entre empresas. O modelo considera cinco fatores importantes, as chamadas forças competitivas, que devem ser estudadas para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial eficiente.
Segundo o modelo, as forças competitivas que atuam sobre uma empresa consistem no poder de barganha dos fornecedores, no poder de barganha dos clientes/consumidores, na ameaça de novos entrantes no mercado, ameaça de produtos e serviços substitutos e:
Respostas
Bom dia.
Como vai?
Você esqueceu de colocar as alternativas.
a) grau de rivalidade entre os concorrentes do mercado.
b) facilidade de criação de novos produtos e renovação da gama atual.
c) potencial de aquisição de produtos pelos clientes/consumidores.
d) alta demanda de produtos e capacidade de entrega pelos fornecedores.
e) manutenção do grau de satisfação dos clientes/consumidores.
Porter realizou o modelo das Cinco Forças no ano de 1979, sendo:
Poder de barganha dos fornecedores;
Poder de barganha dos clientes/consumidores;
Ameaça de novos entrantes no mercado;
Ameaça de produtos e serviços substitutos;
Grau de rivalidade entre os concorrentes do mercado: Nada mais é que a primeira força criada por Porter, que consiste em que alguns mercados não têm uma competição alta, o que não quer dizer que não exista uma demanda alta ou que aquele produto é obsoleto como aponta a quarta força.
Mas significa que têm mercado que estão ficando cheios, ou seja, que existe uma concorrência muito grande, sendo que o número de clientes é pouco. Dessa forma, o poder irá ser menor.
Portanto a alternativa correta é a letra A.
Abraços!
Resposta:
a) grau de rivalidade entre os concorrentes do mercado.
Explicação:
As cinco forças competitivas – entrada, ameaça de substituição, poder de negociação dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os atuais concorrentes – refletem o fato de que a concorrência em uma indústria não está limitada aos participantes estabelecidos. Clientes, fornecedores, substitutos e os entrantes potenciais são todos “concorrentes” para as empresas na indústria, podendo ter maior ou menor importância, dependendo das circunstâncias particulares. Concorrência, neste sentido mais amplo, poderia ser definida como rivalidade ampliada.