• Matéria: História
  • Autor: daviteodoroarap8jihk
  • Perguntado 7 anos atrás

quais foram os outros países que tiveram o regime monárquico em sua história, na América?

Respostas

respondido por: CarolinaEmosMonteiro
1

Atualmente há 13 monarquias nas Américas (que se autogovernam; Estados e territórios que têm um monarca como chefe de Estado). Cada Estado é uma monarquia constitucional, em que o soberano herda de seu cargo, geralmente mantendo-o até a morte ou que abdique, e está vinculada por leis e costumes no exercício de seus poderes. Dez dessas monarquias são Estados independentes, e compartilhar igualmente Rainha Elizabeth II, que reside principalmente no Reino Unido, assim como seus respectivos soberanos, tornando-os parte de uma rede global de agrupamento conhecido como Reinos da Commonwealth, enquanto os três restantes são dependências das monarquias Europeias. Como tal, nenhuma das monarquias nas Américas tem um monarca que resida permanentemente.

Essas Coroas continuam a história da monarquia nas Américas, que remonta a antes da colonização europeia. Tanto tribais e até as mais complexas sociedades pré-Colombiana existiam sob formas de governo monárquico, com alguns se expandindo e formaram vastos impérios com uma figura central de rei, enquanto outros fizeram eram uma coleção descentralizada de tribos sob um chefe hereditário. Nenhuma das monarquias contemporâneas, no entanto, são descendentes daqueles sistemas pré-colonia, em vez disso, ter suas raízes históricas, ou ainda ser parte das atuais monarquias europeias, que estenderam suas fronteiras até o outro lado do Oceano Atlântico, a partir da segunda metade do século XIV.

A partir dessa data, através da Era das Descobertas, a colonização européia trouxe  o extenso território americano para o controle dos monarcas da Europa, embora a maioria dessas colônias, posteriormente, conseguissem a independência de seus governantes. Alguns o fizeram pelo conflito armado com a terra mãe, como na Revolução Americana e as Guerras de independência América Hispânica, geralmente cortando todos os laços com as ex-metrópoles no processo. Outros receberam sua plena soberania por caminhos legislativos, tais como a patriação ('patriation') do Canadá em sua constituição, a partir do Reino Unido. Um certo número de ex-colônias tornaram-se repúblicas imediatamente após atingir a auto-governação. O restante continuou com endêmicas monarquias constitucionais—nos casos do México, Brasil e Haiti—com seus próprios monarcas residentes e, por lugares como o Canadá e alguns estados insulares do Caribe, a partilha de seu monarca com a seu ex-metrópole, o mais recentemente criado, sendo Belize, em 1981.


Ou seja,foram as seguintes: Antígua e Barbuda,Bahamas,Barbados,Belize,Canadá,Granada,Jamaica,São Cristóvão e Nevis,Santa Lúcia,São Vicente e Granadinas.

Perguntas similares