Em sua obra “O Abolicionismo”, Joaquim Nabuco afirma: "Para nós a raça negra é um elemento de considerável importância nacional, estreitamente ligada por infinitas relações orgânicas à nossa constituição, parte integrante do povo brasileiro. Por outro lado, a emancipação não significa tão somente o termo da injustiça de que o escravo é mártir, mas também a eliminação simultânea dos dois tipos contrários, e no fundo os mesmos: o escravo e o senhor." (NABUCO, Joaquim. O Abolicionismo. Edição fac-similar. Recife. Fundação Joaquim Nabuco. Ed. Massangana. 1988. p. 20) Em relação à condição do negro na sociedade brasileira, é correto afirmar que:
Respostas
As alternativas são:
A) a abolição representou uma perda total da mão-de-obra pelos antigos senhores;
B) o fim da escravidão possibilitou ao negro liberto a integração no mercado de trabalho e o livre acesso à terra;
C) as Sociedade Libertadoras tinham como objetivo principal promover a integração do ex-escravo na sociedade, garantindo-lhe os direitos de cidadania;
D) a diferença entre o processo abolicionista ocorrido nos Estados Unidos da América e o ocorrido no Brasil foi a ausência de preconceito racial em nosso país;
E) o negro livre permaneceu à margem do universo cultural estabelecido por uma sociedade regida pelo branco e continuou sujeito ao preconceito e a novos mecanismos de controle social.
Apesar de liberto, ao negro não foram concedidas terras e nem foram voltados a eles programas de apoio para que fossem introduzidos na sociedade: libertos do cárcere e da escravidão, não tinham conhecimentos técnicos para o trabalho livre, não tinham educação formal, não tinham uma rede social de apoio e nem ferramentas para construir a sua própria liberdade.
Deste modo, libertos continuaram marginalizados e vítimas de novos mecanismos de controle da sociedade branca que coibiam os "perigos" que o negro livre representava para aquela ordem social.
É verdadeira a alternativa E.
Resposta:
A ALTERNATIVA E É A CORRETA
Explicação: