Respostas
Olá
Cidades espontâneas ou naturais: constituem a maioria das cidades do planeta e foram formadas, através dos tempos, em locais que apresentavam algum tipo de vantagem para seu primitivo grupo populacional.
É o caso de cidades que se localizam às margens de mares e de rios, que proporcionam alimentação e facilidade de transporte, por exemplo. Mas é também o caso de cidades que surgiram em torno de castelos, nos entroncamentos de estradas ou em rotas comerciais, que ofereciam respectivamente garantia de segurança, facilidade de deslocamento ou oportunidade de negócios.
Cidades planejadas: aquelas que são intencionalmente criadas em locais previamente escolhidos, implantadas em períodos temporais relativamente breves, com finalidade de caráter geopolítico.Possuem traçado viário racionais, com avenidas e radiais, espaços de lazer e setorização.
Em geral, as cidades planejadas têm seu planejamento rapidamente atropelado pelo crescimento populacional, o que faz o traçado original sucumbir diante da espontaneidade com que a população se espalha pelo seu entorno ou por seu interior.
Cidade planejada é uma cidade que foi construída para atender os requisitos de uma sociedade ou da população, ou mesmo de um governo. Um exemplo é Brasília-DF, que foi feita por um engenheiro arquiteto (Oscar Niemayer) onde o mesmo planejou desde a construção dos prédios até a pavimentação das ruas.
Já uma cidade natural cresce sem planejamento, sem infra-estrutura, as casas vão sendo feitas em mananciais de rio, em zonas de florestas e atém em locais que seriam lixão, tal como é o caso da cidade de São Paulo e para ver isso basta ir nas periferias, nas encostas, no parque da Cantareira ou mesmo em suas represas que deveriam fornecer água para todos e, com as construções naquele loca, fornece poluição, sujeira e doenças.