• Matéria: Português
  • Autor: 00001083192802sp
  • Perguntado 7 anos atrás

Interpretação de texto O herói negro 30 linha urgente

Respostas

respondido por: Anônimo
8
   Em meados do século XVII, muitos escravos haviam fugido das fazendas e dos engenhos de açúcar, ajuntando-se em lugares seguros, onde gozavam de certa liberdade e sobreviviam da cultura e da terra. Esses lugares eram chamados de quilombos, e seus habitantes, de quilombolas. Houve muitos quilombos no Brasil, mas o mais importante foi o Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga, Alagoas.

    Na verdade, Palmares era composto de várias aldeias, que, para se defender dos caçadores de negros fugitivos, formaram a Confederação dos Palmares, liderada por Ganga Zumba, o Grande Senhor, que tinha status de rei.

        Quando o Nordeste do Brasil foi invadido pelos holandeses, muitos senhores de engenho e suas famílias fugiram dos invasores, e seus escravos aproveitaram para fugir também.

        Nesse período em que brasileiros e portugueses se encontravam ocupados em combater os holandeses, as aldeias da serra da Barriga atingiram o seu auge. Os quilombolas gozaram de mais liberdade e tiveram tempo suficiente para fortalecer as suas defesas. Quando a atenção dos governantes e fazendeiros voltou-se para Palmares, já era tarde demais. A partir de 1674, várias expedições militares foram enviadas à serra da Barriga com a intensão de destruir Palmares. Após várias derrotas, o governador da Capitania de Pernambuco decidiu buscar a conciliação em um acordo de paz. Foi assim que, em 1678, Recife recebeu com pompas uma comitiva vinda de Palmares. O acordo, porém, não vingou.

        Por essa época, Ganga Zumba havia morrido e um novo líder despontava. Era Zumbi, um jovem inteligente e corajoso. Zumbi não acreditava em acordos com o governo. Achava que eram pretextos para atraí-los e, então, destruí-los. As expedições militares a Palmares acirraram e todas voltaram derrotadas. Os Quilombos estavam bem reforçados e os negros lutavam pela própria liberdade. A vitória passou a ser ponto de honra para o governo da Capitania, que contratou Domingos Jorge Velho, um experiente bandeirante acostumado à lida do sertão, para juntar-se às tropas no combate a Palmares. Nas primeiras tentativas, ele também fracassou, porém não desistiu. Formou um exército poderoso e bem armado, mas os Quilombolas resistiram bravamente. O exército cercou toda a região construindo aldeias, fossos e canais, isolando os palmarinos que ficaram sem meios de fugir e de receber munições. A cada aldeia que o exército conseguia destruir, os quilombolas fugiam para outra. Assim, a luta durou três anos. Finalmente, em 20 de novembro de 1695, a principal aldeia de Palmares foi tomada. Ao ver que estavam cercados, Zumbi buscou um penhasco bem alto e jogou-se no abismo. Muitos de seus companheiros seguiram seu exemplo – preferiram a morte a voltar à escravidão.

        A História confirma que Zumbi realmente existiu e alguns documentos afirmam que sua morte aconteceu no dia 20 de novembro, data oficializada como o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil.


Perguntas similares