Desde o início dos tempos as pessoas trabalham, entretanto, os conceitos a respeito do trabalho se modificaram ao longo dos séculos. A palavra trabalho vem do latim trialium, cujo significado é três paus. Três paus, há muito tempo, era um instrumento de tortura. Talvez esteja aí o motivo pelo qual ainda existam pessoas que encaram o trabalho como sinônimo de tortura (OLIVEIRA, 2001).
Se o trabalho tem essa conotação de “tortura” desde a antiguidade, com o passar dos séculos essa percepção foi sendo alterada, pelo menos é o mostra o resultado de uma pesquisa realizada por Estelle Morin (2001) na qual fez a seguinte pergunta a um grupo de profissionais: “Se você tivesse bastante dinheiro para viver o resto da sua vida confortavelmente sem trabalhar, o que você faria em relação ao seu trabalho?” (MORIN, 2001, p. 9).
Mais de 80% dos entrevistados responderam que continuariam trabalhando mesmo que tivessem sua situação financeira resolvida. Entre os principais motivos que levaram os entrevistados a optarem por continuarem a trabalhar, são:
- Cultivar o relacionamento com outras pessoas.
- Se sentir vinculado a alguma coisa.
- Ter uma ocupação.
- Não se sentir entediado.
- Ter um objetivo na vida.
Respostas
Complementando a pergunta:
Acerca das informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Embora a etimologia da palavra trabalho tenha como seu fundamento a ideia de tortura, este conceito foi reconfigurado ao longo dos tempos, de modo que, conforme nos mostra a pesquisa de Estelle Morin, a sociedade na contemporaneidade tem uma visão bastante diferente sobre o que é trabalhar em comparação ao que foi concebido na gênese deste termo.
PORQUE
II. Na atualidade, muitos indivíduos, movidos por motivações subjetivas como “cultivar o relacionamento com outras pessoas” e “se sentir vinculado a alguma coisa”, dentre outras, veem o trabalho como algo que faz a vida ter sentido, sendo que muitos afirmam que continuariam trabalhando mesmo se tivessem suas vidas financeiras estabilizadas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Eu Respondi: Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Espero ter ajudado.