Respostas
Sempre ouvimos dizer que vivemos em um mundo bastante competitivo, onde estamos sempre lutando uns contra os outros para conseguir o que queremos. Essa competitividade, entretanto, não é exclusividade dos homens e pode ocorrer com todos os seres vivos.
A competição é uma relação ecológica que ocorre entre organismos da mesma espécie ou de espécies diferentes. Dizemos que a competição é intraespecífica quando indivíduos da mesma espécie estão envolvidos, e que é interespecífica quando se trata de espécies diferentes.
No caso de uma competição intraespecífica, os indivíduos podem “lutar” entre si para conseguir água, alimento, luz, abrigo ou até mesmo uma parceira. São diversas as espécies de animais em que os machos literalmente brigam entre si para conseguir acasalar. Nesses casos, o vencedor da luta ganha o direito de reproduzir-se.
Vale destacar que não são apenas os animais que competem por recursos, as plantas, por exemplo, podem também sofrer com a competição. Alguns vegetais quando estão muito próximos uns dos outros podem competir pela água ou até mesmo por luz. Sendo assim, às vezes, é necessária certa distância para que os indivíduos consigam sobreviver.
Quando a competição é interespecífica, as espécies estão competindo pelos recursos, tais como água e alimento. Nesse caso, ambas as espécies possuem os mesmos hábitos alimentares e necessitam do mesmo recurso. Como falamos de espécies diferentes, não há briga por parceiras sexuais.
Imagine a savana africana com sua grande quantidade de zebras e gnus, ambas as espécies são herbívoras e, portanto, competem pelo mesmo recurso. O mesmo ocorre com leões e hienas, que se alimentam de animais herbívoros.