1.Explique o conflito envolvendo Brasil e Uruguai no 2 reinado.
2.Caracterize acrescente força republicana a partir de 1868
Respostas
1 - A Guerra do Paraguai foi o maior conflito da América do Sul, que durou de 1835 a 1870.
Desde sua independência, o Paraguai se desenvolveu sem a utilização do capital inglês, sendo totalmente autônomos. Seus produtos eram protegidos por leis alfandegárias que impediam a entrada de produtos estrangeiros.
Tal ato não agradou os ingleses, já que a maioria dos países da América do Sul dependiam do comércio inglês, e também o Brasil, a Argentina e o Uruguai temiam o domínio paraguaio na região do Prata.
A bacia do Prata era utilizada pelo Brasil, a Argentina, Uruguai e o Paraguai, já que o solo era fértil para pastagem do gado, tornando comum aos fazendeiros de um país de desrespeito às fronteiras do outro.
Em meios as disputas, a guerra surgiu: de um lado, Paraguai e do outro, o Brasil, a Argentina e o Uruguai, que se uniram com apoio financeiro inglês , formando a Tríplice Aliança.
Após 5 anos, o Paraguai estava destruído, onde mais de 75% da população havia morrido e perdeu seu território para a Argentina (atual região do Charco e para o Brasil (atual Mato Grosso do Sul). Por conta da sua derrota da guerra, o Paraguai nunca mais foi o mesmo.
Para o Brasil, a guerra aumentou a sua dívida externa, sobretudo com banqueiros ingleses, e fortaleceu os exércitos, que exigiram mais participação política, assumindo oposição à monarquia, entre elas o abolicionismo e o republicanismo.
Não sei te responder a segunda, mas a primeira está aí, espero ter ajudado!