Respostas
O efeito estufa ou efeito de estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa.
Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa.
EFEITO ESTUFA
Considerado o grande vilão causador do aquecimento global, o efeito estufa é um fenômeno natural e extremamente importante para a manutenção da vida em nosso planeta. Podemos defini-lo como um processo de retenção de calor irradiado pela superfície da Terra. A principal utilidade deste fenômeno é promover a manutenção da temperatura média da Terra, característica essencial para a sobrevivência dos seres vivos.
O efeito estufa, recebe este nome porque pois é um fenômeno semelhante às condições encontradas em uma estufa de plantas. A estufa é uma estrutura – comum em países de clima frio – usada para proteger algumas espécies de plantas, durante os meses mais frios. Em geral a estufa é construída com vidro ou plástico – tanto o teto, quanto as paredes – e embora a radiação solar consiga atingir as plantas, a estufa tem a capacidade de reter calor, mantendo a temperatura interna superior à externa.
AQUECIMENTO GLOBAL
aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, como o desmatamento, bem como de várias outras fontes secundárias. Essas causas são um produto direto da explosão populacional, do crescimento econômico, do uso de tecnologias e fontes de energia poluidoras e de um estilo de vida insustentável, em que a natureza é vista como matéria-prima para exploração. Os principais gases do efeito estufa emitidos pelo homem são o dióxido de carbono (ou gás carbônico, CO2) e o metano (CH4). Esses e outros gases atuam obstruindo a dissipação do calor terrestre para o espaço. O aumento de temperatura vem ocorrendo desde meados do século XIX e deverá continuar enquanto as emissões continuarem elevadas.