1) Keynes (apud ASSAF NETO, 2007) elencou três motivos para que as empresas tenham recursos com liquidez imediata. A que se refere o motivo-negócio ou motivo-transação? Alternativas: a) Valores para sustentar novos negócio ou transações inesperadas. b) Valores para cobrir as contas atrasadas. c) Valores para pagar os salários dos empregados. d) Valores em caixa para sustentar suas atividades normais. e) Valores para investir em oportunidade de negócios muito atraentes. 2) Na projeção de necessidade de caixa, como se apura o fluxo de caixa líquido? Alternativas: a) Saldo de caixa final menos saldo de caixa mínimo. b) Total de desembolsos do período. c) Recebimentos do período menos desembolsos do período. d) Total de recebimentos do período. e) Recebimentos do período mais desembolsos do período. 3) Que medida as empresas costumam adotar, em relação à gestão de estoques, para se precaver de imprevistos e problemas no processo produtivo? Alternativas: a) Mantêm estoques de segurança. b) Adotam medidas para manter excesso de estoque. c) Fazem gestão do processo de compras, assim que o estoque acaba. d) Só liberam a compra de novos itens quando o estoque acaba. e) Mantêm os estoques no menor nível possível. 4) As empresas definem a proporção da sua curva ABC de acordo com as peculiaridades dos seus negócios. Não há uma regra geral. Qual das alternativas não é uma proporção possível para a curva ABC? Alternativas: a) 70,20,10. b) 50, 25, 25. c) 50, 30, 25. d) 80, 15, 5. e) 60, 30, 10.
Respostas
a Resposta correta é 1- D 2- C 3- A 4- C
QUESTÃO 1
d) Valores em caixa para sustentar suas atividades normais.
Para manutenção das atividades corriqueiras, faz-se necessário que as empresas tenham algum recurso líquido e que apresente fácil movimentação. Além do mais, caso ocorra algo inesperado, a empresa precisa ser capaz de reagir de forma ágil, diminuindo assim qualquer dano proveniente desse fato.
QUESTÃO 2
c) Recebimentos do período menos desembolsos do período.
Para se apurar o fluxo de caixa líquido na projeção de necessidade de caixa, deve-se subtrair dos recebimentos do período todos os desembolsos que nele (período) ocorreram.
QUESTÃO 3
a) Mantêm estoques de segurança.
A gestão de estoques é muito importante para uma empresa, considerando que a boa administração sobre as mercadorias possibilita atender as exigências dos clientes e, ainda, evitar prejuízo.
O estoque sem movimentação significa dinheiro parado. Sendo assim, é necessário que a empresa faça um cálculo eficiente dos produtos. Deve haver em estoque uma quantidade mínima para atender as necessidades dos clientes e para se precaver de alguns imprevistos, mas sem muita "sobra". Essa modalidade é chamada de estoque de segurança.
QUESTÃO 4
c) 50, 30, 25.
A curva ABC, método que divide os estoques em categorias e visa determinar quais são os produtos mais importantes da organização, classifica os itens em classes:
Classe A: mais importantes, representam 20% do total;
Classe B: com importância média, representam 30% do total;
Classe C: com menor importância, representam 50% do total.
A soma das três classes deverá sempre totalizar 100% (total do estoque).
Bons estudos!