Ao longo do século XIX, a difusão da Revolução Industrial alterou as condições de vida nas diversas áreas atingidas pelo processo de industrialização, o que fez surgirem novas concepções e doutrinas comprometidas com o desenvolvimento ou com a reforma da sociedade capitalista. Dentre as propostas dessas doutrinas sociais, identificamos corretamente a:
Respostas
As alternativas são:
a) crítica da propriedade privada, formulada pelo marxismo científico.
b) submissão integral do trabalhador ao capital, expressa pela doutrina social da Igreja, na "Rerum novarum".
c) defesa da livre associação dos trabalhadores em corporações e sindicatos profissionais, proposta pelo liberalismo doutrinário.
d) subordinação do cidadão a um Estado totalitário, pregada pelo movimento anarquista.
e) opção pela democracia partidária, defendida pelos socialistas utópicos, sendo o sufrágio universal censitário o único meio de o proletariado alcançar o poder.
No século XIX, com a expansão da industrialização e a nova forma de organização social que nasce desta expansão, surge o socialismo, uma forma de posicionamento político que criticava a propriedade privada dos meios de produção, que apontava como a origem das desigualdades sociais (que, por sua vez, eram a origem da miséria do trabalhador).
Dentre os autores socialistas se destaca Karl Marx, fundador do socialismo científico e referência ideológica para muitos dos socialistas que vieram depois dele.
É correta a alternativa A.