Questões 1) De acordo com o texto, podemos afirmar que: a) existe uma comparação entre a escravidão dos negros e a dos índios. b) a escravidão era natural e aceita por todos, inclusive pelos negros. c) os negros eram bem alimentados para trabalhar melhor. d) os índios eram responsáveis por cuidar de negros que ficavam doentes. e) Antes de 1888, nem todos os negros eram livres no Brasil. 2) Analise as alternativas a seguir acerca de Zumbi: I – Era conhecido como Antônio Soares. II – Foi um dos primeiros líderes do Quilombo de Palmares. III – Em homenagem a Zumbi, criou-se o dia 20 de novembro. A única alternativa que traz afirmação (ou afirmações) incorreta(s) é: a) I. b) I e II. c) II. d) II e III. e) I e III. 3) Palavra “menção” na primeira linha do texto pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto e para a correção gramatical por: a) referência. b) consequência. c) orientação. d) miram. e) interligação. 4) Embora a libertação dos escravos tenha sido um avanço para o Brasil no diz respeito aos direitos humanos, isso deixou aspectos nada negativos para os negros conforme ilustra o texto? Justifique sua resposta. R: 5) Nos dia de hoje, que problemas existem ainda em relação a esse fato histórico? R
Respostas
1) De acordo com o texto "Dia Nacional da Consciência Negra", o dia 20 de novembro é a data escolhida para homenagear o último líder do Quilombo dos Palmares, abrigo de escravos fugitivos, e lembrar sobre as dificuldades enfrentadas pelos negros.
O texto ressalta ainda que os negros escravizados viviam em condições desumanas, sendo obrigados a trabalhar mesmo quando estavam doentes, e que haviam pessoas que lutavam pelo fim da escravidão, principalmente, os negros. Logo, a alternativa correta é a letra E.
2) Antônio Soares foi um capitão do Zumbi dos Palmares que o traiu, levando-o à morte. Como , consequência de tal traição, Zumbi foi o último líder do Quilombo dos Palmares. Alternativa B.
3) A palavra "menção" na primeira linha pode ser substituída por "referência", uma vez que a ideia da sentença permaneceria mesma. Letra A.
4) Sim, de acordo com o texto, a libertação dos escravos foi um fato histórico marcante e extremamente positivo, mas que deixou aspectos negativos para os negros, uma vez que estes não sabiam realizar outro tipo de trabalho e não tinham políticas que os ajudassem na conquista de um emprego.
5) Nos dias atuais, ainda existem problemas sociais relativos à escravidão. Como os escravos foram libertos sem que lhes fosse dado nenhum tipo de auxílio para que estes pudessem, de fato, mudar de vida, os negros precisaram de muito mais tempo para obter as mesmas conquistas que os brancos e, ainda assim, sofrem constantemente com o racismo herdado da época da escravidão.
1) O dia nacional da consciência negra é homenageado no dia 20 de novembro, o dia em que comemoramos o movimento negro a partir do último líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, mas também se apresenta como um momento de reflexão, crítica e posicionamento sobre o contexto racial em que estamos inseridos. Alternativa E.
Como observamos o dia da consciência negra?
O dia que o movimento negro tem como data é o dia 20 de novembro, o dia da consciência negra. Dentre as reivindicações e conquistas temos:
- A lei 10.639/2013;
- A Lei 12.711/2012.
Por fim, o movimento negro busca melhores condições para sua parcela na sociedade, além de combater o preconceito que existe desde o período colonial.
Mais sobre a escravidão no Brasil:
https://brainly.com.br/tarefa/18133021
2) Por ser o último líder do Quilombo dos Palmares, o de maior resistência no período da escravidão, podemos observar que esse acontecimento teve como gatilho a traição por parte de Antônio Soares, capitão de Zumbi dos Palmares. Letra B.
Como podemos explicar os Quilombos?
Os quilombos eram locais de refúgio, mas também de resistência dos escravos contra a escravidão.
Dentro dos quilombos os escravos plantavam e realizavam coletas de produtos das matas, como madeira e frutos, além de caçarem e criarem animais, além disso, sua importância na história é carregada de sangue que moldou nosso país, sendo um dos mais plurais do mundo contemporâneo.
Mais sobre a desigualdade racial:
https://brainly.com.br/tarefa/1560729
3) Corrigindo a base gramatical apresentada no texto, podemos substituir menção por referência, (letra A).
Como podemos identificar a atuação dos quilombos atualmente?
Segundo o Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, foi regulamentado o procedimento para identificação, assim como o reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.
Por fim, o movimento negro visa preservar a cultura, além de buscar uma base de proteção para a comunidade negra, contra os crimes raciais e a desigualdade social.
Mais sobre as desigualdades sociais:
https://brainly.com.br/tarefa/20558652
4 - O texto nos mostra um ponto interessante a ser considerado, onde a libertação dos escravos foi uma atitude positiva por parte das camadas políticas, mas vemos consequências estruturais até os dias de hoje sobre este fato, como por exemplo a desigualdade social, racial e econômica, fruto de uma base que ocorre antes mesmo da Lei áurea ser assinada.
Com a Lei áurea, quais as consequências sociais foram vistas?
A imigração Europeia trouxe consigo mão de obra e empregos de qualidade, fato que reflete a desigualdade desde aquele período, pois os escravos libertos pouco sabiam ler e não teriam condições de competir com Europeus.
Mais sobre a colonização no Brasil:
https://brainly.com.br/tarefa/537216
5 - Nos dias de hoje vemos as consequências da escravidão diariamente. Com o fim dela, os indivíduos negros passaram a se concentrar no que chamamos hoje de comunidades, (morros e favelas) fruto de uma base desigual, onde a parcela branca da população em sua maioria, ocupa cargos melhores, além de possuírem mais oportunidades.
Como podemos explicar esse acontecimento?
A partir da sociologia, onde Gilberto Freyre desenvolveu uma das grandes obras para o campo da sociologia nacional o livro "Casa-Grande & Senzala" buscando resgatar a auto-estima do povo brasileiro, ao analisar a diversidade da formação social como motivo de orgulho e força, estando do lado de grandes escritores como Florestan Fernandes e Sérgio Buarque de Holanda por exemplo.
Mais sobre as problemáticas sociais no Brasil:
https://brainly.com.br/tarefa/20057262
#SPJ3