Respostas
Olá!
A questão está incompleta, abaixo acrescento o complemento:
“E, tratando das próprias, os coqueiros,
galhardos e frondosos
criam cocos gostosos;
e andou tão liberal a natureza
que lhes deu por grandeza,
não só para bebida, mas sustento,
o néctar doce, o cândido alimento.
De várias cores são os cajus belos,
uns são vermelhos, outros amarelos,
e como vários são nas várias cores,
também se mostram vários nos sabores;
e criam a castanha,
que é melhor que a de França, Itália, Espanha.
(COHN, Sergio. Poesia.br Rio de Janeiro: Azougue, 2012.)
Podemos relacionar os versos desse poema ao Quinhentismo Nacional, pois
a) o eu lírico repudia a presença de colonizadores portugueses em nossa terra.
b) a fauna e a flora tropicais são descritas de maneira minuciosa e idealizada.
c) o poeta enriqueceu devido à exportação de produtos brasileiros para a metrópole.
d) a exuberância e a diversidade da natureza tropical são exaltadas pelo poeta.
e) a natureza farta e bela é o cenário onde ocorrem os encontros amorosos do eu lírico.”
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
a) Errada. Os versos do trecho do enunciado da questão não mencionam a colonização portuguesa no Brasil.
b) Errada. Os versos descrevem características do coco e do caju do Brasil.
c) Errada. Os trechos compreendem um poema e não um anúncio, não é possível saber essa informação.
d) Certa. O poeta exalta a exuberância e a diversidade da natureza tropical brasileira.
e) Errada. Os trechos do poema não mencionam encontros amorosos.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d) a exuberância e a diversidade da natureza tropical são exaltadas pelo poeta.
Espero ter ajudado, bons estudos!
• o eu lírico repudia a presença de colonizadores portugueses em nossa terra
• a exuberância e a diversidade da natureza tropical são exaltadas pelo poeta
• o poeta enriqueceu devido à exportação de produtos brasileiros para a metrópole
• a fauna e a flora tropicais são descritas de maneira minuciosa e idealizada
• a natureza farta e bela é o cenário onde ocorrem os encontros amorosos do eu lírico