Respostas
Olá!
Bom, vou demonstrar o comparativo entre as duas verminoses mais comuns:
1 - Esquistossomose, Xistose ou Barriga d'água:
Agente etiológico - Schistosoma mansoni, Schistosoma haemotobium ou Schistosoma japonicum.
Transmissão - Por meio do contato entre a pele larva cercária que adentra nosso corpo por meio dos poros e entrando na corrente sanguínea.
Ciclo - Eles vivem como hospedeiros nos caramujos que estão na água doce dos rios e quando as fezes entram em contato com a água e o ser humano quando está deslaço na beira do rio acaba se contaminando.
Sintomas - Normalmente temos a presença de vômitos, dor de cabeça, forte de diarreia, febre alta. Quando se torna cronica alguns órgãos podem ser afetados fazendo com que sua funções sejam prejudicas. Por fim também tem o inchaço da região da barriga.
Prevenção - A principal medida é o saneamento básico, para evitar com que os esgotos sejam derramados nos rios.
2 - Ancilostomese ou Amarelão:
Agente etiológico - Ancylostoma duodenale e Necator americanus.
Transmissão - Ocorre por meio do contato através das mucosas ou também da pele. Outra forma é ingerir comidas e água que estejam contaminadas.
Ciclo - Por meio da corrente sanguínea as vermes chegam no intestino e lá acabam se reproduzindo, depois vivem na parede do intestino consumindo o sangue.
Sintomas - Também temos presença da diarreia, vômitos, tontura, porque ela se instalam no intestino causa muita dor nessa região, além da anemia o que deixa a pessoa "amarela".
Prevenção - Também o ideal é trabalhar com o saneamento básico e também evitar andar descalçado por lugares cheios de lixo.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!