2) Há duas técnicas utilizadas para a geração e refinamento de ideias de pesquisa. Assinale a alternativa que apresenta quais são essas duas técnicas. a) Pensamento racional e pensamento criativo. b) Pensamento crítico e processo racional. c) Pensamento pós-estruturalista e pensamento racional. d) Pensamento aristocrático e pensamento estruturalista. e) Pensamento escolástico e pensamento organizacional.
Respostas
Resposta:
A. Pensamento racional e pensamento criativo.
Estes dois pensamentos contemplam as técnicas para refinar as ideias de pesquisa.
Explicação:
2. Há duas técnicas utilizadas para a geração e refinamento de ideias de pesquisa. Assinale a alternativa que apresenta quais são essas duas técnicas.
Você acertou!
A.
Pensamento racional e pensamento criativo.
Estes dois pensamentos contemplam as técnicas para refinar as ideias de pesquisa.
Resposta incorreta.
B.
Pensamento crítico e processo racional.
Uma pesquisa não poderá ser identificada apenas por saídas de campo. Essa expressão fica muito vaga, a de se ter um local de pesquisa.
Resposta incorreta.
C.
Pensamento pós-estruturalista e pensamento racional.
A pesquisa por meio bibliográfico pode ser identificada também por intermédio de profissionais (sujeito).
Resposta incorreta.
D.
Pensamento aristocrático e pensamento estruturalista.
A pesquisa pode ser identificada por meio de bibliografia, mas a alternativa não elenca quais os meios.
Resposta incorreta.
E.
Pensamento escolástico e pensamento organizacional.
Essas são as duas maneiras de se identificar uma pesquisa. Uma através de uma bibliografia e outra com base em campo empírico de pesquisa.
A pesquisa científica é uma forma de investigar fenômenos dos mais variados campos da ciência, tais como linguístico, computacional, biológico etc. Para desenvolver o trabalho de pesquisa, é importante o investigador elaborar os aspectos que vão nortear o processo, entre eles os objetivos, a metodologia e a justificativa. As técnicas de geração e refinamento de ideias são úteis para que, com o passar do tempo, a pesquisa possa ser melhor desenvolvida, permitindo ao pesquisador lançar mão de novas hipóteses ou até mesmo refutar algumas consideradas anteriormente.
Pensamento racional
a) Correta. Envolve o uso da razão, em que se buscam conteúdos lógicos, capazes de serem compreendidos pelas pessoas. Aqui se enquadram dados, fórmulas, experiências e fatos comprovados. Já o pensamento criativo se relaciona à geração de ideias, para que os desafios possam ser solucionados. Aqui podemos citar o uso de uma ferramenta de construção como instrumento de medida da altura de um lugar, quando não se tem à disposição outro objeto para executar a tarefa.
Pensamento crítico
b) Incorreta. O pensamento crítico, que se refere à habilidade de pensar de maneira racional e independente, é uma técnica de geração e refinamento de ideias. O processo racional, ao contrário, não se trata de uma técnica, mas de um conjunto de procedimentos para se chegar a um fim.
Pós-estruturalismo
c) Incorreta. O pensamento pós-estruturalista defende a pluralidade de sentidos, o que inviabiliza o refinamento de ideias, diferente do pensamento racional.
Aristocrático
d) Incorreta. O pensamento aristocrático não contribui para a geração ou tratamento de ideias, visto que se refere a uma corrente político-ideológica. O pensamento estruturalista, por sua vez, trata a investigação com base em estruturas que determinam o modo como a sociedade se organiza.
Pensamento escolástico
e) Incorreta. O pensamento escolástico se refere à forma como se ensina e se aprende, em nada se relacionando à geração de ideias em pesquisa científica. O pensamento organizacional trata das estratégias adotadas por empresas para a melhoria da gestão dos negócios.
Saiba mais sobre metodologia científica em:
https://brainly.com.br/tarefa/20790091