“E os camburão o que são?
Negreiros a retraficar
Favela ainda é senzala jão
Bomba relógio prestes a estourar”
(Emicida)
“quem segurava com força a chibata
agora usa farda
engatilha a macaca
escolhe sempre o primeiro
negro pra passar na revista
pra passar na revista
todo camburão tem um pouco de navio negreiro”.
(O Rappa)
Mesmo publicadas quase 150 anos depois, as canções de Emicida e O Rappa dialogam com a temática de crítica social presente nas obras da terceira geração romântica no Brasil, que denunciavam, sobretudo, a condição degradante do negro à época. Levando em conta a temática da terceira geração romântica e os fragmentos acima, é possível afirmar que:
A) Após a abolição da escravidão, a condição do negro melhorou no país, o que se pode confirmar pelas letras de Emicida e O Rappa.
B) A canção de Emicida constrói sua crítica a partir de uma linguagem formal, o que dá credibilidade à sua produção.
C) Ambas as canções criticam as instituições policiais, que tratam os negros como os brancos os tratavam nos navios negreiros.
D) A canção do Rappa personifica a instituição policial como aquela que pode salvar o negro da chibata.
E) Na canção de Emicida há um tom fatalista e conformado da situação do negro, reforçado pela comparação da favela com a senzala.
Respostas
respondido por:
3
LETRA C, Ambas as canções criticam as instituições policiais, que tratam os negros como os brancos os tratavam nos navios negreiros.
É possível identificar a crítica à forma preconceituosa com que a polícia discrimina negros no Brasil, sempre os tratando como criminosos em potencial: "E os camburão o que são?/Negreiros a retraficar" na canção de Emicida e "escolhe sempre o primeiro/negro pra passar na revista" em O Rappa.
Espero ter ajudado s2
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás