• Matéria: ENEM
  • Autor: terezinhaalvesfilho
  • Perguntado 7 anos atrás

impacto da violência doméstica na vida da mulher, na família e na sociedade;

Respostas

respondido por: prisoppa
4

A violência sempre foi uma forma de as pessoas se relacionarem para oprimir, dominar e subjugar o outro sobre quem tal ato era exercido, assim para alcançar determinado fim.

No que diz respeito à violência contra a mulher, movimentos sociais como o feminismo, publicações de pesquisas sobre a situação da mulher no mundo, as sequelas geradas devido às agressões exercidas contra elas (sequelas físicas, psicológicas, familiares e sociais) e seu alto índice de ocorrência foram todos fatores importantes para que qualquer tipo de violência praticado deixasse de ser considerado uma questão da vida privada para se tornar um problema de saúde pública.

Nesse sentido, mulheres agredidas dentro da própria família tendem a minimizar o problema, desejando acreditar que o marido ou companheiro, pai ou irmão não seja tão violento como parece.

Elas experimentam vergonha, culpa e baixa auto-estima por viverem esse tipo de situação, além de medo de ficarem sozinhas. Como consequência disso, acabam se isolando de seus contatos sociais, restringindo-se ao ambiente doméstico e, desse modo, afastando-se de uma possível rede de apoio, o que contribui para se tornarem ainda mais prisioneiras de uma relação baseada na violência.

Outro aspecto a ser considerado diz respeito à condição social e econômica da população feminina. Verifica-se que ainda há mulheres que recebem menos do que os homens, apesar de realizarem as mesmas tarefas que eles. As desigualdades financeiras existentes entre os gêneros servem para gerar pontos de conflito entre o casal, e dão maior poder de controle a quem possui melhor condição socioeconômica, o que cria motivos para que a violência ocorra.

Além disso, referida desigualdade também serve para aumentar a fragilidade, a vulnerabilidade e a desvalorização na qual a mulher se encontra, uma vez que, com isso, ela não se vê em condições de sustentar a família. Desse modo, resta a ela, muitas vezes, continuar na relação ou voltar para o agressor como meio de conseguir se manter e de manter seus filhos.

Desculpa ser tão extenso

Perguntas similares