• Matéria: Geografia
  • Autor: Sammy777
  • Perguntado 7 anos atrás

Como é o extrativismo mineral na América do Sul?

Respostas

respondido por: lplyizinho8
2
O extrativismo mineral tem considerável importância em praticamente todos os países latino-americanos, ainda que muitas vezes a exploração seja realizada graças a capitais estrangeiros. Na extração do petróleo, possuem grande destaque  México,  Venezuela, Brasil,  Argentina,  Colômbia e Equador. A América Latina destaca-se muito por sua produção de chumbo (Perue México), níquel (Cuba), prata (México e Peru), zinco (Peru), bauxita (Brasil e Venezuela) e platina (Colômbia).
Relativamente ao modo de escavação as minas podem dividir-se em dois tipos principais: minas subterrâneas e minas a céu aberto.

A escolha do método depende em grande parte da localização e forma do depósito mineral, devendo ser escolhido o método mais seguro e ao mesmo tempo mais econômico. O desmonte do minério pode ser efetuado por meios mecânicos (por exemplo com escavadoras hidráulicas) ou com recurso a explosivos (na grande parte
respondido por: karolaynecarvapdsfff
1

A América do Sul é constituída por doze os países, sendo o Brasil o maior em território, mais populoso, industrializado e com a economia mais forte. Esses países tiveram uma industrialização tardia, ficando em desvantagem frente à economia mundial, até a atualidade. Em meados do século XX, os países sul-americanos iniciaram uma modesta industrialização, baseada no modelo de substituição das importações. O final do século XX marca a abertura dos mercados, causando uma grave crise na indústria e uma modificação no arranjo produtivo dos países, forçando maior especialização produtiva, concentrada principalmente no setor primário.

O setor primário, extrativismo e agropecuária, é o setor que mais contribui para a economia da América do Sul. A agricultura é praticada em dois modelos, o de subsistência e o de monocultivo. A agricultura de subsistência é praticada em pequenas propriedades, com mão de obra familiar, plantio de diferentes culturas e com o objetivo de alimentar o individuo e a família. Esse modelo é responsável pelo abastecimento do mercado interno. O monocultivo é praticado em grandes propriedades, com mão de obra contratada, plantio de uma só cultura, intensa mecanização (onde o terreno possibilita) e visando o mercado externo. Os principais produtos são o café, na Colômbia e Brasil, trigo, na Argentina, soja, no Brasil e Argentina, cacau, no Brasil, Venezuela e Equador, cana-de-açúcar, no Peru e Brasil (que também produz etanol), banana, no Equador e Brasil e algodão, no Peru e no Brasil, além de outras frutas como pera, uva e maçã, na Argentina, e laranja, no Brasil. A pecuária é praticada visando tanto o mercado interno como externo e possui grande importância para as exportações de países como Argentina, Uruguai e Brasil. Os principais rebanhos são de bovinos, suínos, ovinos e equinos. Aproveitando os grandes campos nos territórios desses países, a pecuária é praticada de forma extensiva, apesar haver o uso de tecnologia de ponta. O extrativismo mineral é o carro chefe de muitas economias sul-americanas, visando principalmente o mercado externo. A Venezuela possui a sétima maior reserva de petróleo do mundo, que ocorre também no mar brasileiro e no oceano Pacífico. A América do Sul possui grandes jazidas de ferro, no Brasil e Venezuela, cobre, no Chile, e estanho, no território boliviano, que possui a maior parte dos minérios do hemisfério sul. Outros minérios importantes como o nióbio, bauxita, prata, vanádio, também são encontrados em território sul-americano.

Perguntas similares