Considerando o artigo de W. Ver Eecke (1998), Ética na economia: da economia clássica ao neoliberalismo, o autor empreende uma discussão sobre o livre mercado como valor subsidiário ou valor absoluto. Para tanto, desfila uma série de argumentos. Leia-os.
I - Para abordar a questão proposta, o autor vale-se da filosofia do Direito de Hegel em que apresenta a liberdade como valor absoluto.
II - O livre mercado constitui importante instrumento de elevação da produtividade humana.
III - O livre mercado constitui uma instituição que concede a todos os indivíduos participantes o direito ao produto social.
IV - Apesar de o livre mercado oferecer uma miríade de produtos, não promove, na visão do autor, independência das pessoas às ameaças e pressão de suas necessidades de consumo. É correto o que se afirma em: a. I apenas.
b. II apenas.
c. I e II apenas.
d. I, II e III apenas.
e. II e IV apenas.
Respostas
respondido por:
5
Olá,
I. Falso. Para o autor a liberdade é um valor absoluto.
II. Verdadeiro. O livre mercado constitui um importante instrumento que torna possível o aumento da produtividade.
III. Verdadeiro. Não necessariamente; pois quando o livre mercado é instituído por governos que não consigam assegurar a igualdade de oportunidade, o produto social será inacessível. Mas em teoria, sim.
IV. Verdadeiro. Por mais que o livre mercado oferecer uma miríade de produtos, isso não significa que as pessoas serão independentes, visto que podem ser contagiadas pelo consumismo.
Letra D.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás