• Matéria: Matemática
  • Autor: Qurioso
  • Perguntado 7 anos atrás

Olá! Andei revisando uns conceitos sobre funções. Em uma vídeo aula que falava sobre a correspondência entre os itens do Domínio e do Contradomínio, no momento em que o professor escrevia o último item do Contradomínio comecei a pensar: e se ele precisasse descobrir um item do Contradomínio possuindo somente os itens do Domínio, mas sem acesso à função que relaciona os conjuntos.

De maneira mais geral:

Consideremos a correspondência incondicional de um elemento (E) do Domínio (a) com um do Contradomínio (b), relacionados por uma função (f), ou seja:

Ea -> f -> Eb

Chegamos então à pergunta de fato: Supondo que não temos conhecimento da função mas apenas de um dos elementos da relação. Há alguma maneira de descobrir um dos elementos a partir do outro?

Anexos:

Respostas

respondido por: araujofranca
0

       

       Cada elemento x do domínio tem seu correspondente no

       contradomínio.

       x = 3..=> f(3)  =  3² + 3  =  9 + 3 = 12  ( Ok )

       x = 2..=> f(2)  =  2² + 3  =  4 + 3  =  7  ( Ok )


       x = 6..=> f(6)  =  6² + 3  =  36 + 3  =  39  ( Ok )

       x = 4..=> f(4)  =  4²  + 3  =  16 + 3  =  19

       Resposta: o valor de "x"  é 19.


Qurioso: Olá Araujofranca! Concordo com sua abordagem, porém a função que escrevi foi apenas para dar um norte na investigação. Imagine a situação assim como está escrito na imagem: E se não possuísemos a função? Como descobrir o valor de x?
araujofranca: Qurioso, bom dia. No texto: "...não temos conhecimento da função mas apenas de um dos elementos da RELAÇÃO....". Relação pode ser um conjunto de pares ordenados (domínio, contradomínio), ou seja: cada elemento da relação é um par ordenado. Tendo "conhecimento" de um desses elementos, acredito que se possa simular a lei da função.
Qurioso: Boa noite, Araujofranca! Portanto há uma maneira, um algoritmo, ou teorema que ajude a descobrir qual função relaciona os elementos do conjunto nessa situação?
araujofranca: Suponha que o par (5, 9) pertença a uma função f. (A f pode ser: f(x) = x + 4; f(x) = 2x - 1; f(x) = x² - 16,.....etc. Sinceramente, desconheço a existência de "algorítmo" ou "teorema". Investigue.
Qurioso: Perfeito. Muito obrigado pela atenção, ajudou muito. Espero que investigue essa situação também, quem sabe encontre uma forma de sistematizar esse processo. Que Deus te abençoe.
araujofranca: Obrigado. Que ELE abençoe a você também. Boa sorte.
Qurioso: Amém
Perguntas similares