Assim como a arcadia romana, fundada em 1690, na italia, tivemos também a arcadia portuguesa, só que agora não mais míticas e sim agremiações limitadas similares às academias. Qual tipo de academia foi cultivada e divulgada amplamente oriundo desses espaço? Qual era sua estetica e quais princípios ditavam a temática desses poemas?
Respostas
A efémera existência desta instituição não impediu que desse um importante contributo para a renovação oitocentista que se seguiu nas letras do país.
Os seus membros propunham-se combater os excessos do espírito barroco e orientar a produção poética para uma estética neoclássica, com fundo na razão e no culto do natural, destacando caractrísticas literárias como a linguagem simples, elogio dos prazeres físicos, sensualismo, inspiração nos autores renascentistas e clássicos gregos e latinos, assim como, adotam pseudónimos e recorrem a figuras ornamentais como, por exemplo, ninfas, cupidos, Vênus, Zéfiro. Além disso, Assumem-se como pastores e transferem os seus sentimentos amorosos para gentis pastoras e identificavam o ambiente rústico como refúgio para a alma e modo de fuga das agitações da cidade.