2) Não se pode falar em Sistemas de Ensino Inclusivo, sem se fazer um resgate dos principais fatos históricos que antecederam a ele. Também deve-se levar em conta as políticas públicas de Educação, que regulamentam a sua elaboração e execução. A partir disso, assinale a alternativa CORRETA.
a) A Constituição Federal de 1988 demonstra preocupação com a igualdade de condições e com a superação de práticas discriminatórias, mas não aborda a situação do deficiente.
b) A Declaração de Salamanca reforça os objetivos de documentos anteriores, em defesa da criança e de um sistema educacional inclusivo.
c) No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 4.024/61, torna obrigatória a inclusão dos excepcionais no sistema regular de ensino.
d) O papel de inclusão e de educação do deficiente é de responsabilidade exclusiva do poder público.
e) Período de negligência, período de institucionalização, período da criação de serviços especiais, não têm nenhuma relação com a Educação Inclusiva.
Respostas
Resposta:
b
Explicação:
A Declaração de Salamanca diz que: aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola normal, capaz de atender às suas necessidades, através de nova pedagogia.
Aspectos da Declaração de Salamanca
A Declaração de Salamanca é representada como um dos documentos mais importantes dentro da área da Educação Inclusiva, em virtude da efetivação dos direitos de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais (Alternativa B).
O movimento inclusivo foi potencializado a partir da implementação da Declaração de Salamanca, a qual aumentou a representatividade e garantiu o direito de pessoas que se encaixam dentro do quadro de necessidades especiais. A partir daí, o movimento tomou força, assim como a sociedade passou a reconhecer a importância da inclusão.
Mais sobre Declaração de Salamanca: brainly.com.br/tarefa/24816036