No final do texto, o Sr.José tem um ação supreendente.
a) Qual é essa ação ? Ela é coerente com o perfil da personagemm?
b)Considerando a possibilidade de o pastor fazer mais uma vez uma troca,explique a relatividade do que é verdade e mentira nessasituação.
c)Considerando o tipo de vida , as ideias e os valores do protagonista,o que essa ação representa para ele? O Sr.José será a mesma pessoa depois disso?
6. O Sr.José é a única personagem da obra que tem nome ; além disso,trata-se de um nome comum .Nas placas do cemitério aonde José vai , não há nomes ; há apenas números que identificam os mortos .O cemitério chama-se Todos os Nomes , que é tambem o nome da obra de Saramago . Relacione esse elementos e conclua:
a) Que sentido tem a identificação dos mortos por meio de números , em vez de nomes?
b) Considerando-se o titulo do romance, que sentido tem a falta de nome próprios na obra, a não ser José ?
c) E a atribuição do nome José ao protagonista?
Respostas
Olá!
O texto cuja interpretação é necessária para a correta resolução do seu exercício segue em anexo.
a) Sr. José transgride uma regra primária do exercício de sua profissão ao trocar as identificações de duas lápides, o que não condiz com sua personalidade.
b) Uma possibilidade seria a de que o pastor efetuasse a troca, mas não para desorganizar, e sim para reorganizar as identificações.
c) Considerando que Sr. José não fez jus à sua fama de profissional íntegro, idôneo e honesto, essa atitude poderia ser um ponto de inflexão na sua personalidade. A partir daquele momento, seus valores não seriam os mesmos.
6. a) Representa uma visão menos humanizada e mais matematizada do ser humano.
b) De acordo com a mesma representação apontada no item A, a não-nomeação dos outros personagens oculta o caráter humano e identitário de cada um deles.
c) O fato de o protagonista, o Sr. José, possuir nome (e esse nome ser comum) mostra que o autor pretendeu representar, por meio do personagem, todos os seres humanos de maneira generalizada.
Espero ter ajudado, um abraço! :)