• Matéria: História
  • Autor: luisagabriele552
  • Perguntado 7 anos atrás

Em 12 de julho de 1789, corre como pólvora, pela cidade de Paris a notícia de que Necker, banqueiro suíço e protestante, em cujo nome se depositam as esperanças de uma renovação da França, acaba de ser demitido pelo rei, O que representa a Vitória Clara e nítida das forças mais conservadoras [...]. À tarde, uma multidão se aglomera no pátio do palais-royal, lugar de encontros sociais e de agitação política.
Foi ali que Camile desmoulins ator desempregado, conclamou [a população] assim eu voltar pulou em cima de uma mesa e gritou: "cidadãos, sabeis que a nação pediu que necker continuasse no ministério e ele acaba de ser despedido. Será possível provocar-nos de maneira mais insolente? depois disso, eles não terão mais limites para a sua ousadia e, para hoje mesmo à noite, quem sabe não tramam São Bartolomeu dos patriotas!". Desmoulins estou os que ouviam a tomar em armas contra as tropas [...] Que cercavam a capital e, como sinal de união, pôs na lapela uma folha que tirou de uma árvore do jardim. Sem demora todas as árvores perderam as folhas [...]

1) com base no texto de Renato Janine Ribeiro, escreva um comentário sobre a França às vésperas da revolução leva em consideração:
A) a organização social; B) a situação econômica.

2) explique as principais divergências existentes entre as elites (primeiro e segundo estados) e o terceiro estado.

3) com base nos acontecimentos na França, diga porque a revolução francesa pode ser considerado o momento de emergência do povo.

Respostas

respondido por: liviabmianop7cw1j
1

Boa dia!


1) Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 


Partindo de uma perspectiva histórica, notamos que a situação econômica da frança no período pré revolução era crítica.


Deste modo, notamos que às vésperas da revolução de 1789, o país necessitava de reformas urgentes, e, naquele período as crises econômicas se juntaram às políticas,e resultou na demissão de ministros que haviam convocado a nobreza e o clero para contribuírem no pagamento de impostos.



Espero ter ajudado.


Um abraço. 


respondido por: sararochasousa987
0

Resposta:b)

Explicação:

A)

Perguntas similares