QUESTÕES SOBRE O FILME " A ONDA "
1 - o filme apresenta uma abordagem política ou social?
2 - quais características descritas de ditafira ao longo do filme?
Respostas
I. “A Onda” traz questões políticas e sociais ao abordar a ascensão da autocracia, do fascismo e autorismo. No filme, o professor Rainer tenta convencer seus alunos de que há a possibilidade de surgir uma ditadura na Alemanha moderna e tenta provar como é fácil manipular as massas.
II. A corrupção e o abuso pelo poder, a obediência absoluta (e inquestionável) à uma autoridade e a violência são os pontos mais marcantes que podemos relacionar a um regime ditatorial.
Os alunos ficam muito empolgados com o projeto do prof. Rainer, especialmente Tim. O experimento, em dado momento, tomou circunstâncias tão grandes (o grupo ficou tão empolgado que chegaram a ameaçar uns aos outros por divergências). A briga e a confusão ocorrida na cena do jogo de polo aquático é uma comprovação de que os alunos não sabiam mais distinguir o experimento de um movimento social.
Outro ponto é que o próprio Rainer, elaborador do experimento, torna-se um ignorante por não aceitar outras opiniões. O professor se vira contra a própria esposa para provar que possuía razão (acusando-a de inveja).
III. A abordagem de prof. Rainer começa de uma maneira didática, ao tentar “disciplinar” moralmente seus alunos, uniformizá-los e pedir que o tratassem como uma autoridade (Senhor), mas, em dado momento, o seu experimento causa impacto e influência na vida pessoal dos alunos. O grupo A Onda cria um símbolo próprio, obedecem cegamente as ordens de Rainer, picham a cidade e, mesmo que indiretamente, começam um movimento. Descontrolando-se.