“Cantor das selvas, entre bravas matas Áspero tronco da palmeira escolho, Unido a ele soltarei meu canto, Enquanto o vento nos palmares zune, Rugindo os longos, encontrados leques.” Os versos acima, de Os Timbiras, de Gonçalves Dias, apresentam as mesmas características abordadas pelo romance:
Respostas
Opções;
a) apego ao equilíbrio na forma de expressão; presença do nacionalismo, pela temática indianista e pela valorização da natureza brasileira.
b) resistência aos exageros sentimentais e à forma de expressão subordinada às emoções; visão da poesia a serviço de causas sociais, como a escravidão.
c) expressão preocupada com o senso de medida; “mal do século”; natureza como amiga e confidente.
d) transbordamento na forma de expressão; valorização do índio como típico homem nacional; apresentação da natureza como refúgio dos males do coração.
e) expressão a serviço da manifestação dos estados de espírito mais exagerados; sentimento profundo de solidão.
Resposta letra A
A poesia de Gonçalves Dias apresenta uma característica do romance nacionalista e que faz parte da 1° geração do romantismo brasileiro. Nesta geração predominava aspectos relacionados ao Brasil, o indianismo e as questões nacionais.
O índio fora escolhido como o herói nacional, ele era retratado como meio de favorecer a figura do nativo e havia uma necessidade de valorizar a cultura brasileira. Havia ainda uma valorização do cenário natural do país de forma romântica e idealizada.
Resposta: Alternativa A
apego ao equilíbrio na forma de expressão; presença do nacionalismo, pela temática indianista e pela valorização da natureza brasileira.