Qual a importância das convenções e da estrutura metodológica da cartografia
temática para o cartografo e para os leitores dos mapas?
Respostas
Ao escutarmos a palavra "mitologia", quase automaticamente a associamos à palavra "grega". De fato, a mitologia grega ganhou destaque sobre a mitologia de vários outros povos pela própria influência que a civilização
Resposta:
A cartografia temática se atenta com o planejamento, a execução e a impressão final de mapas, geralmente do mapa que possui um tema. Ela busca respostas de tal maneira na esfera social como da natureza.
O tema selecionado para ser representado no mapa será reproduzido a partir da coleta de dados, A coleta é feita por meio da observação de campo pelo pesquisador e por pesquisas documental e iconográfica.
Além da coleta de dados para organizar um mapa temático é imprescindível recorrer a uma base cartográfica, apelidada mapa-base. O mapa-base tem sua linhagem na cartografia sistemática e aborda um pano de fundo de referência para conceber o tema selecionado. Desse modo, podemos recorrer à informática para colher os dados a base cartográfica também pode estar integrada à cartografia digital e à internet.
A cartografia temática oferece uma estrutura metodológica: formas de manifestação de fenômeno, métodos de representação, nível de raciocínio e a natureza de dados.
A construção de convenções para as representações cartográficas é de extremada relevância para leitura e entendimento de um mapa. Para isso, é urgente distinguirmos a linguagem cartográfica para interpretarmos as informações inclusas. Existem quatro tipos de representação: qualitativa, ordenada, quantitativa e dinâmica. Essas representações oferecem um maior desempenho da cartografia na solução de temas sociais, pois que todo e qualquer fenômeno pode ser concebido por meio da linguagem cartográfica.
Explicação: