Elton Mayo, psicólogo social australiano, defendia que a produtividade era mais um reflexo direto da satisfação do ser humano em seu ambiente de trabalho que que um mero estudo detalhado de tarefas. Em 1927 fez seu mais célebre estudo em uma empresa de energia elétrica. A conclusão do estudo foi:
Respostas
Opah, amigo(a)!
Você esqueceu de colocar o restante da questão, que se segue.
(...)
A Uma redução na conta de energia dos clientes da empresa;
B Um aumento de produtividade ao simplesmente se afirmar aos trabalhadores que se tinha trocado a iluminação quando isto não era verdade. Ele apenas trocou as lâmpadas por outras de igual intensidade ;
C Que os operários aumentavam a sua produtividade com o aumento da iluminação na fábrica e com a diminuição, a produtividade diminuía proporcionalmente ;
D Um aumento desnecessário do consumo de energia pela empresa.
Com base nos estudos de Elton Mayo (1880-1949), realizados na Western Eletric Company, podemos verificar que a iluminação do ambiente desta empresa foi um dos objetos da pesquisa. De acordo com o relatório da equipe de pesquisadores, ficou comprovado que a intensidade da iluminação interferia diretamente na produtividade dos colaboradores.
Nesta lógica, pôde-se verificar que: quando a iluminação era aumentada, a produtividade das equipes era maximizada; por outro lado, quando a iluminação era reduzida, a produtividade era afetada.
Sendo assim, a alternativa correta é:
"C Que os operários aumentavam a sua produtividade com o aumento da iluminação na fábrica e com a diminuição, a produtividade diminuía proporcionalmente" .
Até a próxima!