Em 1822, com a independência, o Brasil rompeu o nexo colonial que tinha com Portugal. Sobre a condição dos senhores de terra no Brasil após esse evento, observe, a seguir, a análise de Florestan Fernandes.
[...] se a supressão do nexo colonial não se refletiu na condição do escravo nem afetou a natureza da escravidão mercantil, ela alterou a situação econômica do senhor, que deixou de sofrer o peso da “espoliação colonial” e passou a contar, por conseguinte, com todas as vantagens da “espoliação escravista” [...].
FERNANDES, Florestan. Circuito fechado. São Paulo: Globo, 2010. p. 58.
espoliação: ato de privação por meio de violência ou roubo.
Considerando o trecho, pode-se afirmar que, para Florestan Fernandes, a independência foi um caso de modernização conservadora, uma vez que
(A)
a elite ainda se manteve, na prática, obedecendo às decisões políticas de Portugal.
(B)
os escravizados começaram a ser utilizados como trabalhadores assalariados.
(C)
o sistema partidário se abriu para a representação dos interesses dos escravizados.
(D)
o recém-criado Império brasileiro permitiu à burguesia nacional incrementar a industrialização.
(E)
a autonomia política, em vez de gerar mais igualdade, aprofundou as desigualdades sociais.
Respostas
Olá!
A alternativa E está correta.
A contribuição de Florestan Fernandes para a sociologia gira em torno da análise dos aspectos sociais do período da escravidão, onde a condição do escravo era historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos viviam situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras.
Deste modo, ele e outros autores como Gilberto Freyre por exemplo, desenvolvem reflexões acerca da luta pela difusão dos direitos para os negros, sendo uma luta de minorias que requer um equilíbrio em relação grande atraso quanto o resto da sociedade, podendo ser trazido para os dias de hoje com o sistema de cotas, reforçando as grandes falhas do nosso governo que vem se perpetuando desde o período da colonização.
Valeu!
Resposta:
LETRA (E)
Explicação:
FIZ NO POSITIVO ON E ACERTEI