• Matéria: Pedagogia
  • Autor: stmpequenaRoselene
  • Perguntado 7 anos atrás

Ao pensarmos a atuação profissional no campo da educação, é preciso reconhecer, manejar e trabalhar adequadamente as individualidades considerando os potenciais e as limitações dos indivíduos. Isso traz implicações importantes no âmbito escolar, colocando nas mãos do professor grandes responsabilidades. Com isso, leia o caso a seguir.

Douglas é um menino de doze anos que trocou de ambiente escolar recentemente. Ele apresenta um comportamento agitado, dificuldade de concentração, raramente consegue ficar na carteira ou passar períodos em silêncio, o que afeta o desempenho da turma como um todo. Em conjunto com uma equipe multidisciplinar, Douglas recebeu o diagnóstico de TDAH, e sua professora abordou o tema abertamente em sala de aula em uma tentativa de auxiliar a turma a lidar com as diferenças de Douglas. Apesar do tratamento medicamentoso com Ritalina, Douglas tem apresentado poucos avanços cognitivos.

Elaborado pela professora Juliana Alencar, 2018.


No caso explicitado, podemos analisar alguns equívocos de condução. Com relação a esses equívocos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
É errado afirmar que o diagnóstico de TDAH foi realizado por uma equipe multidisciplinar, pois quem faz este diagnóstico é apenas o Psiquiatra ou o neuropediatra.

Alternativa 2:
É errado apostar no tratamento medicamentoso utilizando Ritalina porque ela não amplia a cognição. Pelo contrário, pode comprometê-la por diminuir a atenção.

Alternativa 3:
É errado abordar e nomear a patologia apresentada no garoto para se evitar os rótulos e estigmas. Deve-se trabalhar a dimensão de esclarecimento dos sintomas.

Alternativa 4:
É errado caracterizar os comportamentos de agitação e falta de atenção voluntária de Douglas como TDAH, uma vez que essa patologia trata-se de uma letargia motora e cognitiva.

Alternativa 5:
É errado utilizar Ritalina no tratamento de Douglas porque o medicamento indicado para o TDAH é o Metilfenidato. Nestes casos, deve-se procurar o farmacêutico para conseguir a receita correta.

Respostas

respondido por: BrendaNic
5

Coloquei a ultima alternativa. É errado utilizar Ritalina no tratamento de Douglas porque o medicamento...


Anton15: A última alternativa ta errado pq o farmaceutico não pode prescrever esse tipo de remédio e sim um neurologista.
Anton15: coloquei alternativa B
respondido por: AndressaCordeir
31

Alternativa 2 correta

Perguntas similares