em 31 de março 1964,os militares brasileiros,apoiados pelos Estaods Unidos e por parcelas da classe política e empresarial do país,assumiram o controle do estado por meio de um golpe.A justificativa para esse golpe de estado baseava-se na proteção contra:
a) o consumismo internacional,visto como ameaça às instituições democráticas no panorama de polarização política pós 2 guerra.
b) As ditaduras fascistas em franco processo de expansão no continente sul-americano,já instaladas na Argentina e no Chile.
c) a tentativa dos partidos de esquerda de implantar um regime parlamentarista, considerado estranho a tradição brasileira.
d) a violência os direitos individuais garantidos na Constituição que vinha sendo praticada deste a renuncia de Jânio Quadros.
Respostas
c) a tentativa dos partidos de esquerda de implantar um regime parlamentarista, considerado estranho a tradição brasileira.
A implementação da ditadura brasileira em 1964 foi justificada, supostamente, por possíveis tentativas de buscar o poder de forma forçada e anti-democrática, pelo menos era o discurso que os militares se apoiavam.
Diante disso, muitos cidadãos acreditaram e a ditadura se fez presente, considerada o pior período da história política brasileira, marcada por censura, tortura e perseguição.
O golpe militar de 1964 aconteceu com a justificativa de proteger a política brasileira, pois, segundo os militares, a esquerda implantaria um regime parlamentarista com viés comunista. A alternativa correta é C).
Golpe militar de 1964
- Justificativa anticomunista
- Ajuda dos Estados Unidos
- Governos totalitários
O golpe de 1964 estabeleceu uma ditadura militar que perdurou até 1985. Nesse período, censura e tortura tornaram-se comuns para quem se opusesse ao regime.
Uma das justificativas para tal evento foi a suposta tentativa de implementação de um sistema parlamentarista no Brasil, pela esquerda. Além disso, as ideias anticomunistas eram muito fortes.
Entenda mais sobre golpe militar de 1964 em: https://brainly.com.br/tarefa/47385727.
#SPJ3