Questão 3/5 - Processo Decisório
Além das restrições estruturais e das dificuldades de capacitação, a adoção de modelos não programados de decisão esbarra em uma questão comportamental.” (CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014.)
De acordo com os estudos da disciplina, qual é essa questão comportamental?
A O ganho de autoridade (ou, de certa forma, ganho de poder) que muitos profissionais experimentam sob esses modelos, uma vez que o trabalho de seus subordinados poderá ser operado sob o controle rígido da organização ortodoxa ou politicamente centralizada.
B A sensação de perda de autoridade (ou, de certa forma, perda de poder) que muitos profissionais experimentam sob esses modelos, uma vez que o trabalho de seus subordinados poderá ser operado sob o controle rígido da organização ortodoxa ou politicamente descentralizada.
C A sensação de ganho de autoridade (ou, de certa forma, ganho de poder) que muitos profissionais experimentam sob esses modelos, uma vez que o trabalho de seus subordinados não poderá ser operado sob o controle rígido da organização ortodoxa ou politicamente descentralizada.
D A sensação de perda de autoridade (ou, de certa forma, perda de poder) que muitos profissionais experimentam sob esses modelos, uma vez que o trabalho de seus subordinados não poderá ser operado sob o controle rígido da organização ortodoxa ou politicamente centralizada.
E A sensação de ganho de autoridade (ou, de certa forma, ganho de poder) que somente os profissionais que se destacam nesse modelo, uma vez que o trabalho é coletivo e não está sob o controle rígido da organização ortodoxa ou politicamente centralizada.
Respostas
A sensação de perda de autoridade (ou, de certa forma, perda de poder) que muitos profissionais experimentam sob esses modelos, uma vez que o trabalho de seus subordinados não poderá ser operado sob o controle rígido da organização ortodoxa ou politicamente centralizada.
LETRA D APOL 100
Ciao, amigo(a)!
Deixarei as mesmas considerações para você.
A questão comportamental em questão é: perda de autoridade. Na realidade organizacional, os modelos não programados de decisão podem se transformar em grandes problemas para a organização, uma vez que apenas o gestor (como decisor) é responsável pela tomada de decisão.
Nesta direção, o colaborador pode ficar incomodado com a centralização da tomada de decisão e não obedecer às ordens passadas pelo gestor. Como exemplo de uma decisão não programada, podemos destacar: diminuição do quadro de funcionários da empresa.
Com base no exemplo apresentado, podemos observar que o gestor pode perder toda a autoridade e o clima organizacional da empresa pode ficar pesado (tenso e improdutivo).
Sendo assim, a alternativa correta é:
"D A sensação de perda de autoridade (ou, de certa forma, perda de poder) que muitos profissionais experimentam sob esses modelos, uma vez que o trabalho de seus subordinados não poderá ser operado sob o controle rígido da organização ortodoxa ou politicamente centralizada".
Força e Honra"