Respostas
AMD:Advanced Micro Devices, Inc. (AMD) (ou em Tradução literal: Micro Dispositivos Avançados) é uma empresa norte-americana fabricante de circuitos integrados, especialmente processadores. Seus produtos concorrem diretamente com os processadores fabricados pela Intel.[3] Seu produto mais famoso na década de 1990 foi o processador Athlon, utilizado em computadores pessoais.
Mais conhecida por seus processadores x86 e x86-64; K5, K6-II, K6-III, Athlon, Duron, Sempron, Athlon 64 (arquitetura de 64 bits), Sempron 64 (também com arquitetura de 64 bits), Opteron (para servidores), Turion 64 (para notebooks) e Ryzen, a AMD também fabrica circuitos de uso mais geral, como os encontrados em uma calculadora e dispositivos eletrônicos. Alguns de seus circuitos são encontrados também entre os usados pela Apple em seus novos produtos, como o Mac mini.
A AMD também passou a fabricar processadores gráficos, após eliminar a marca ATI Technologies, passando a chamar somente AMD.[4]
INTEL:
Intel Corporation
Intel-logo.svg
O atual logotipo da Intel, usado desde 2006
2200missioncollegeblvd.jpg
Sede da Intel em Santa Clara , Califórnia
Antigamente
Eletrônica NM (1968)
Tipo
Público
Traduzido como
NASDAQ : INTC
Componente NASDAQ-100
Componente DJIA
S & P 100 Componente
Componente S & P 500
Indústria Semicondutores
Fundado 18 de julho de 1968 ; Há 50 anos
Fundadores Gordon Moore
Robert Noyce
Quartel general Santa Clara , Califórnia , EUA
Área servida
No mundo todo
Pessoas chave
Gordon Moore
(Presidente Emérito)
Andy Bryant
(Presidente)
Robert H. Swan
(CEO Interino)
Produtos Unidades de processamento central
microprocessadores
integrados unidades de processamento gráfico (iGPU)
Systems-on-chip (SoC)
da placa-mãe chipsets
controladores de interface de rede
Modems
Telemóveis
estado sólido impulsiona
Wi-Fi e Bluetooth Chipsets
memória flash
de automação veículos sensores
receita Increase US $ 62,76 bilhões (2017) [1]
Receita operacional
Increase US $ 17,93 bilhões (2017) [1]
Resultado líquido
Increase US $ 9,601 bilhões (2017) [1]
Ativo total Increase US $ 123,2 bilhões (2017) [1]
Patrimônio total Increase US $ 69,01 bilhões (2017) [1]
Número de empregados
107,100 (2018 Q3) [2]
Subsidiárias
Celular
McAfee (49%)
Aqui (15%)
Local na rede Internet www.intel.com
A Intel Corporation (comumente conhecida como Intel e estilizada como intel ) é uma empresa multinacional americana de tecnologia e corporação sediada em Santa Clara , Califórnia , no Vale do Silício . É a segunda maior e segunda maior fabricante de chips semicondutores do mundo, com base na receita, depois de ultrapassada pela Samsung , [3] [4] e é a inventora da série x86 de microprocessadores , os processadores encontrados na maioria dos computadores pessoais (PCs). Intel classificou No. 46 no 2018 Fortune 500lista das maiores corporações dos Estados Unidos por receita total. [5]
A Intel fornece processadores para fabricantes de sistemas de computadores , como Apple , Lenovo , HP e Dell . A Intel também fabrica chipsets para placas - mãe , controladores de interface de rede e circuitos integrados , memória flash , chips gráficos , processadores embarcados e outros dispositivos relacionados a comunicações e computação.
A Intel Corporation foi fundada em 18 de julho de 1968 pelos pioneiros de semicondutores Robert Noyce e Gordon Moore (da lei de Moore ) e amplamente associada à liderança executiva e à visão de Andrew Grove . O nome da companhia foi concebida como junção das palavras int egrated e el ectronics, com co-fundador Noyce tendo sido um inventor chave do circuito integrado (microchip). O fato de que "intel" é o termo para informações de inteligência também tornou o nome apropriado. [6] Intel foi um dos primeiros desenvolvedores de SRAM e DRAMchips de memória, que representavam a maioria de seus negócios até 1981. Embora a Intel tenha criado o primeiro chip de microprocessador comercial do mundo em 1971, não foi até o sucesso do computador pessoal (PC) que este se tornou seu principal negócio.
Durante os anos 90, a Intel investiu pesado em novos projetos de microprocessadores, promovendo o rápido crescimento da indústria de computadores . Durante esse período, a Intel tornou-se o fornecedor dominante de microprocessadores para PCs e era conhecida por táticas agressivas e anticompetitivas em defesa de sua posição no mercado, particularmente contra a Advanced Micro Devices (AMD), bem como pela luta da Microsoft pelo controle da direção da indústria de PCs. [7] [8]
O Centro de Tecnologia de Código Aberto da Intel hospeda PowerTOP e LatencyTOP , e suporta outros projetos de código aberto como o Wayland , o Mesa3D , os Building Blocks do Intel Array , o Threading Building Blocks (TBB) e o Xen .