Leia o depoimento de Charles Darwin sobre a escravidão e, em seguida analise a charge para responder às questões
A) Qual o fundamento da critica do autor do texto à instituição da escravidão?
B) Quais são as imprecisões da charge que satiriza a teoria da evolução das espécies?
C) Que relação pode ser estabelecida entre o texto e a caricatura ?
Respostas
A) Darwin descreve que a escravidão não leva em consideração a “ancestralidade comum” do ser humano e trata o escravo como uma “outra espécie”.
B) A charge satiriza a Teoria da Evolução e o conceito da Seleção Natural, fundamenta e defendida pelo próprio Darwin. Um dos mecanismos do processo evolutivo, consiste em um processo onde os indivíduos de uma população que estão mais adaptados ao seu meio são favorecidos e possuem mais chances de sobreviver, e assim, eliminando características e espécies mais desvantajosas. A imprecisão está na linha de evolução traçada no desenho.
C) O conceito de Eugenia, criado por Francis Galton. O discurso racista, baseado no fundo biológico de Darwin, justifica que a diferença entre ricos e pobres, bem como do europeu e outros povos, com base na “superioridade” do homem branco e das classes ricas com base numa herança genética. Considerava necessário também um “controle social” efetivo.
Os estudos de Darwin foram usados como uma justificativa para dominar outros povos em nome da “superioridade” por uma classe privilegiada, tal como era feito na escravidão que o cientista criticou no texto. Adolf usando os estudos de Darwin para defender o holocausto contra os judeus e outras minorias é um exemplo disso.