• Matéria: Artes
  • Autor: almirogato
  • Perguntado 7 anos atrás

INSTRUÇÃO: Para responder às questões de números 2 e 3, leia o que se segue.
No "Sermão do Bom Ladrão". Pe. Antônio Vieira, entre outros aspectos como os exploradores portugueses agiam em suas viagens.
conjugam por todos os modos o verbo rapio [...] Tanto que tá c começam a furtar peto modo indicativo porque a primeira informação que pedem aos práticos e que se lhes apontem e mostrem os caminhos por onde podem abarcar tudo Furtam pelo modo imperativo porque cormo tom o mero e misto império, todo ele aplicam despoticamente às execuções da rapina. [.] Furtam peto modo infinitivo por que não tem fim o furtar com o fim do governo, e sempre lá deixam raízes. em que se vão continuando os furtos. Estes mesmos modos conjugam por todas as pessoas; porque a primeira pessoa do verbo é sua, as segundas os seus criados e as terceiras, quantas para isso têm indústria e consciência. Furtam juntamente por todos os tempos porque do presente [que é o seu tempo colhem quanto dá se si o triênio; e para incluírem no presente o pretérito e futuro, do pretérito desenterram crimes, de que vendem os perdões dívidas esquecidas, de que se pagam inteiramente; e do futuro empenham as rendas, e antecipam os contratos [...) Finalmente, nos mesmos tempos não lhes escapam os imperfeitos, perfeitos. mais que perfeitos, e quaisquer outros, porque furtam, furtaram, furtavam. furtariam e haveriam de furtar mais, se mais houvesse. [...] E quando eles têm conjugado assim toda a voz ativa, e as miseráveis províncias suportado toda a passiva, eles, como se tiveram feito grande serviços, tomam carregado os despojos e ricos; e elas ficam roubadas e consumidas.
2.(UFSM-RS) Considerando o fragmento, é CORRETO afirmar sobre a prosa de Vieira: A) Apresenta poucos recursos expressivos, coerentemente com o estilo barroco
B) Joga com os possíveis sentidos das palavras, ampliando o efeito crítico do sermão.
C) Critica, apenas de forma indireta e tímida,
D) Tem como característica predominante o
E) Utiliza a nomenclatura gramatical no seu os exploradores portugueses.culto do contraste.sentido próprio.

Respostas

respondido por: makmorales
3

Olá,

No "Sermão do Bom Ladrão", pregado pelo Padre. Antônio Vieira podemos perceber que o mesmo brinca com o sentido das palavras, de maneira inteligente; principalmente com o verbo "furtar", demonstrando claramente que o furto era uma política instituída pelo próprio governo português.

O furto, no caso, refere-se à ganância dos portugueses, criticada pelo Padre. Antônio Vieira em seu  "Sermão do Bom Ladrão". Isso serve para ampliar o seu tom crítico.

Letra B.

Abraços!

Perguntas similares