A teoria da contingência estabelece que situações diferentes exigem práticas diferentes, apregoando o uso das teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas separadamente ou combinados para resolver problemas das organizações. No entanto, a teoria da contingência também recebeu críticas. STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli; ALBUQUERQUE, Ricardo Azenha Loureiro. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. Maringá-PR.: UniCesumar, 2018. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir: I. Em muitos estudos contingenciais o desempenho não tem boa precisão em sua avaliação. II. As organizações não falham na ênfase das consequências não previstas da mudança planejada. III. As organizações podem ser capazes de influenciar o ambiente. Entretanto, as organizações não podem exercer controle sobre todas as variáveis do ambiente. IV. Deve haver uma mudança significativa nos fatores contingenciais prevalecentes para que a organização responda a mudança. É correto o que se afirma em:
Respostas
Oi,a migo(a)!
A Teoria da Contingência relata que: a todo o momento, as organizações são afetadas pelo ambiente em que atuam e, com base neste panorama, devem estar preparadas para solucionar os imprevistos ou situações inesperadas que possam ocorrer.
Na atual dinâmica de mercado, o ambiente externo é capaz de influenciar diretamente (positiva ou negativamente) nas atividades da organização. Este ambiente é representado por: políticas governamentais (econômicas) e a sociedade em que a empresa está inserida.
A organização deve ter esta ideia em sua estratégia, com o objetivo de não se surpreender a cada imprevisto que surgir. Em suma, a Teoria da Contingência mostra que o ambiente em que a organização está inserida é dinâmico - pode sofrer mudanças.
Gabarito:
"I, III e IV".
Força e Honra!