• Matéria: Artes
  • Autor: almirogato
  • Perguntado 7 anos atrás

NSTRUÇÃO: Para responder às questões de números 2 e 3, leia o que se segue.
No "Sermão do Bom Ladrão". Pe. Antônio Vieira, entre outros aspectos como os exploradores portugueses agiam em suas viagens.
conjugam por todos os modos o verbo rapio [...] Tanto que tá c começam a furtar peto modo indicativo porque a primeira informação que pedem aos práticos e que se lhes apontem e mostrem os caminhos por onde podem abarcar tudo Furtam pelo modo imperativo porque cormo tom o mero e misto império, todo ele aplicam despoticamente às execuções da rapina. [.] Furtam peto modo infinitivo por que não tem fim o furtar com o fim do governo, e sempre lá deixam raízes. em que se vão continuando os furtos. Estes mesmos modos conjugam por todas as pessoas; porque a primeira pessoa do verbo é sua, as segundas os seus criados e as terceiras, quantas para isso têm indústria e consciência. Furtam juntamente por todos os tempos porque do presente [que é o seu tempo colhem quanto dá se si o triênio; e para incluírem no presente o pretérito e futuro, do pretérito desenterram crimes, de que vendem os perdões dívidas esquecidas, de que se pagam inteiramente; e do futuro empenham as rendas, e antecipam os contratos [...) Finalmente, nos mesmos tempos não lhes escapam os imperfeitos, perfeitos. mais que perfeitos, e quaisquer outros, porque furtam, furtaram, furtavam. furtariam e haveriam de furtar mais, se mais houvesse. [...] E quando eles têm conjugado assim toda a voz ativa, e as miseráveis províncias suportado toda a passiva, eles, como se tiveram feito grande serviços, tomam carregado os despojos e ricos; e elas ficam roubadas e consumidas.

3. (UFSM-RS Todas as afirmativas justificam caráter literário do Sermão de Vieira, EXCETO
A) O sermão de Vieira, nessa passagem chama atenção para os elementos do discurso, para a escolha e o arranjo das palavras
B) O texto resulta da engenhosidade, da capacidade inventiva do artista.
C)0 texto valoriza igualmente forma e conteúdo, a maneira de dizer e o que é dito
D) Predomina no texto a função referencial podendo ser lido como um documento objetivo da realidade da época.
E) A crítica à realidade não desaparece, mas fica evidente o tratamento estético dado ao texto

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

Olá!

A alternativa E não está relacionada ao caráter literário do Sermão de Vieira.

Neste caso, a linguagem é referencial e utilizada como uma forma de desenvolver o caráter próprio das palavras dos personagens.

Esse Sermão, foi desenvolvido na época do Barroco, como um movimento  expandido dialogando sobre a colonização e a relação do Brasil com os colonizadores no período.

Por fim, o sermão parte de um discurso oral, que dialoga sobre o comportamento e ação de um determinado indivíduo ou o grupo que ele pertence.


Valeu!

Perguntas similares