• Matéria: História
  • Autor: GeeGee
  • Perguntado 9 anos atrás

De que forma a unificação de territórios sob o governo de um rei poderia beneficiar os burgueses?

Respostas

respondido por: pissurnof
340
Olá, tudo bem? Durante a Idade Média, o poder político era fragmentado entre os senhores feudais, que detinham muitos privilégios, o que limitava a autoridade real e constituía um bloqueio ao desenvolvimento do comércio e das cidades, já que cada feudo poderia ser um domínio auto-suficiente.

Além disso, as estradas eram inseguras por meio de ataques efetuados pelos senhores feudais, o que era prejudicial aos negócios da burguesia. A única maneira de solucionar esta situação era incrementando a autoridade real, de forma que fossem padronizadas a moeda, a legislação e os tributos, e houvesse proteção militar-administrativa aos negócios. Assim, reis e burgueses se aliaram no fim da Idade Média para promover a ascensão dos Estados Nacionais, como visto nos casos de Portugal, Espanha, França e Inglaterra.
respondido por: EduardoPLopes
6

A unificação dos territórios sob um único governo acabaria com os "impostos de importação" que existiam na circulação das mercadorias entre os diferentes feudos, assim como tornaria as estradas entre os feudos mais seguras, de modo que o comércio seria beneficiado.

Como a burguesia era a classe ligada com a produção e o comércio de bens de consumo, esta mudança traria importantes ganhos econômicos para estas pessoas. Além disto, a unificação permitiria para os burgueses mais ricos assumir monopólios concedidos, como um favor, pelo Rei, o que especialmente importante para a alta burguesia no contexto das Grandes Navegações e Colonização das Américas, por exemplo.

Mais sobre o tema em;

https://brainly.com.br/tarefa/293985

Anexos:
Perguntas similares