Respostas
Na década de 1980, sucessos como “A história do dito gaioleiro” e “Amazônia , uma novela de arrepiar” foram transmitidas pela rádio. Na década de 1990, foi a vez de “Chamas da Terra”, que tinha como tema a prevenção das queimadas na Amazônia. Na mesma época, “Meu nome, minha história”, contava os problemas enfrentados por uma família pelo fato de ninguém ter certidão de nascimento, uma situação comum na Região Norte, na época.
No começo dos anos 2000, a radionovela “Escravo, nem pensar”, fez um trabalho de conscientização das pessoas do campo sobre o trabalho escravo. Mais recentemente, em 2005, “Despertar de um coração”, motivou as mulheres a enfrentar a violência doméstica.
Desculpa mais são só essas que eu conheço. '-'
Em Busca da Felicidade e O direito de nascer, respectivamente datadas dos anos 1940 e 1950, foram as principais radionovelas brasileiras, vivenciadas durante a chamada Era de Ouro do Rádio, quando as pessoas costumavam se reunir em grandes grupos para acompanhar as programações consideradas emocionantes.
Radionovelas e a Era de Ouro do Rádio
O rádio era uma novidade muito bem aceita na cultura brasileira da primeira metade do século XX, isso porque o analfabetismo era elevado e essa era a única forma que as pessoas tinham de se manterem informadas.
Assim, as programações jornalísticas eram acompanhadas, muitas vezes, pela vizinhança inteira, pois poucos possuíam os aparelhos, sendo programas como Em Busca da Felicidade e O direito de nascer as principais radionovelas brasileiras do período.
Aprenda mais sobre as radionovelas e a Era de Ouro do Rádio: brainly.com.br/tarefa/18208837
#SPJ6