Respostas
As condições de desenvolvimento de uma nação possuem relação intrínseca com os fatores históricos e de formação do espaço geográfico. Processo este, que tem origem no período das Grandes Navegações – expansão do capitalismo comercial – implementado por nações europeias, a partir do século XV. Nesse período, esses Estados empreenderam ações para a expansão do comércio, por meio da exploração de recursos da América, África e Ásia e passaram a desempenhar um forte papel de dominação sobre os povos desses continentes.
Os territórios conquistados e dominados – as colônias de exploração – eram dependentes da administração dos países europeus e suas riquezas eram consumidas de maneira intensiva. Recursos como produtos agrícolas, metais preciosos e minérios explorados à exaustão, promoveram o enriquecimento de países colonizadores – as metrópoles. Portugal, França, Espanha, Holanda e Inglaterra são nações que se beneficiaram intensamente deste processo.
Já as nações que foram colonizadas, em sua maioria, carregam consigo até os dias atuais, as marcas da exploração, dependência e falha de investimento pregresso em setores como educação, infraestrutura urbana, modernização agrícola e outras áreas essenciais.