• Matéria: História
  • Autor: jcbitaraes2009
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto: "Em 18 de novembro de 2011 foi assinada [...] a Lei de Acesso a Informações Públicas, que acaba com o sigilo eterno de documentos. A Lei de Acesso a Informações objetiva garantir o direito constitucional de acesso dos cidadãos brasileiros às informações, conforme determinado pela Constituição Federal de 1988 e pode permitir a descoberta de arquivos e documentos até então inacessíveis ou desconhecidos. [...] A Lei de Acesso a Informações abre novas possibilidades para a emergência de temas ainda não explorados, funcionando como um estímulo para o reconhecimento e legitimidade da história do tempo presente, assim como permitirá o esclarecimento dos muitos pontos obscuros que a dificuldade de acesso às fontes impedia." (DELGADO, Lucília de Almeida Neves; FERREIRA, Marieta de Moraes. História do tempo presente e ensino de História. Revista História Hoje, v.2, n.4, 2013, p.19-34. p.20)

A expressão "funcionando como um estímulo para o reconhecimento e legitimidade da história do tempo presente" significa que:

Alternativas:

a)
nem todos os historiadores concordam em estudar acontecimentos cujo desfechos ainda são desconhecidos.
b)
os estudos de história do tempo presente são arriscados demais para serem levados em consideração.
c)
todos os historiadores da atualidade já concordam com a importância e legitimidade da abordagem que estuda os acontecimentos bem próximos.
d)
apesar da legitimidade e importância de estudos do tempo presente, essa perspectiva deve limitar-se às universidades.
e)
o ensino de história precisa incorporar as descobertas da história do tempo presente com cautela, pois os alunos são inocentes.
4)
Leia o texto: "[...] é preciso lem

Respostas

respondido por: felipecorinthianslhp
11

AV 1 - Seminário da Prática VI. Avaliação confirmada e todas corretas:

Questões com suas respectivas alternativas corretas:

Questão 1 - D

Questão 2 - B

Questão 3 - A

Questão 4 - E

Questão 5 - C

Perguntas similares