Para Laudon (2004), a segurança dos sistemas de informação está relacionada à proteção dos computadores contra danos e o uso não autorizado, em relação a esse fato existem três importantes aspectos da segurança, que são garantir a segurança dos dados, proteger os PCs e redes e desenvolver os planos de recuperação dos desastres que afetam os sistemas de informação. SAES, Danillo Xavier; PAPPA, Márcia. Negócios Eletrônicos. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2012. Reimpresso em 2018. As afirmativas a seguir se relacionam aos objetivos das estratégias de defesa citadas pelo autor. I - Detectar perigos serve apenas como prevenção antes de alguma infecção por vírus ocorrer. Depois de uma infecção, não há mais o que fazer. II - Um plano de recuperação envolve mecanismos que devem atuar assim que ameaças consigam atacar a infraestrutura. III - A correção de erros causados por ataques ou infecções por vírus servem apenas para atender ocorrências, mas não para servir como correção para evitar novos ataques do mesmo tipo. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas. Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: II e III, apenas.
Respostas
Opah, amigo(a)!
Vamos para a análise de cada uma das assertivas apresentadas.
I - Detectar perigos serve apenas como prevenção antes de alguma infecção por vírus ocorrer. Depois de uma infecção, não há mais o que fazer.
ERRADO. A detecção de perigos é uma forma de prevenção importante para evitar danos aos sistemas de informações. Caso haja algum dano no sistema de informação (causado por vírus), a pessoa ou equipe responsável pode trabalhar para eliminar o problema e pensar em acabar com possíveis brechas. É incorreto afirmar que as infecções por vírus não possam ser amenizadas.
II - Um plano de recuperação envolve mecanismos que devem atuar assim que ameaças consigam atacar a infraestrutura.
CORRETO. Os planos de recuperação são usados quando vírus mais potentes conseguem atingir aspectos estruturais dos sistemas de informações.
III - A correção de erros causados por ataques ou infecções por vírus servem apenas para atender ocorrências, mas não para servir como correção para evitar novos ataques do mesmo tipo.
ERRADO. A correção de erros contribui para a verificação de potenciais brechas que facilitariam um novo ataque.
Gabarito (mais coerente):
"Alternativa 2: II, apenas".
Até logo!
II apenas , segundo página 166