Respostas
Os dois vão juntos em um barco sem destino nenhum, mas nada poderia acontecer, segundo Carlos, o tempo não estava ameaçador. Mas foi aí que eles se enganaram, o tempo de repente se formou e fez uma grande neblina onde os rapazes demonstraram medo.
Ao passar mais horas naquele barco, o tempo volta ao que estava antes, mas eles estavam em uma praia que nem sabiam que existia. Chegando nessa praia, Chico percebe que Carlos estava sem seu short, mas Carlos acha que foi apenas a água do mar que carregou. Carlos se acha um rapaz autoritário, e mandou Chico lhe dá o short que estava usando, ir em seguida procurar algo para comerem.
Carlos então obedeceu, pois estava louco para descobrir o que tinha naquela praia. Ao chegar em uma parte do caminho, descobriu que aquele lugar era uma Ilha, onde encontrou também várias coisas lindas como plantas, árvores frutíferas e etc.
Ao recolher as frutas, voltou para onde deixara Carlos, e deixou as frutas caírem na areia. Carlos como é um pouco chato, disse que as frutas deveriam ser lavadas, Chico então o leva para um rio que encontrara e Carlos deixa as frutas soltas dentro d´água e perde assim seu lanche. Chico percebe outra vez que o short que dera a Carlos sumiu, e pede uma explicação para tudo aquilo que estava sendo sumido ou evaporado de Carlos.
Seguiram andando pela Ilha, e de repente auscultaram uma gargalhada, e Chico resolveu ir em direção, para que pudesse descobrir o que era. Era uma garota que tinha a feição de uma fada. Os rapazes se assustaram, mas ela se apresentou, disse que se chamava Luana, e que eles podiam segui-la.
Eles concordaram, mais sempre iam perguntando aonde eles estavam e para onde ela ia vela-los. Luana ia explicando a eles que ela iria leva-los para a comunidade de seu avô, um homem sábio. Chegando nessa tal comunidade, eles poderão observar que se tratava de pessoas que criavam seus próprios objetos. Em seguida, Luana o apresentou para seu avô aqueles rapazes.
O velho homem sábio, explicou tudo daquela Ilha, mais e Carlos tinha uma dúvida: O que tinha de tão precioso naquela Ilha? O velho homem responde que naquela Ilha existe um tesouro e que Chico já possuía. Carlos então dignado com a situação, disse que não é possível Chico ter algo que ele não tenha. Então o Velho homem tenta explicar novamente. O tesouro a que se fala é um tesouro que ninguém pode tirar de ninguém. É algo que tem que haver dentro de si mesmo, como um sonho que quisera ser realizado.
O livro "O Mistério da Ilha", escrito pela autora Ana Maria Machado, conta a história de um garoto chamado Carlos, que sai junto com seu amigo Chico para passear de barco. Porém, o tempo se fecha enquanto os dois estavam já longe de casa, e isso faz os dois ficarem com medo.
O tempo, posteriormente, até abre novamente, mas como eles não estavam mais prestando atenção na direção do barco, acabam chegando em uma praia desconhecida. Os dois descobrem que aquilo era uma ilha, e lá encontram muitas coisas, como plantas, árvores frutíferas, etc.
A moral do livro
Os dois acabam encontrando uma fada na ilha, chamada Luana, e acabam seguindo ela. Luana apresenta os garotos para seu avô. O homem velho começa a explicar que o que há de precioso naquela ilha Chico já tem, que é a pureza e bondade, coisa que Carlos não tem.
Veja mais sobre Ana Maria Machado:
https://brainly.com.br/tarefa/18951758
#SPJ2